Análise: se Lula sair da cadeia, disputa política radicaliza no país

Com chance de cumprir pena em regime semiaberto, ex-presidente tende a acirrar a disputa com o governo Bolsonaro caso seja beneficiado pelo STJ

Foto: Daniel Ferreira/MetrópolesSalvarFOTO: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Preso em Curitiba desde abril de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na ultima  terça-feira (04/06/2019) a notícia de que reúne condições de passar para o regime semiaberto. Em ofício enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério Público Federal informou que o petista cumpriu tempo suficiente da pena para trabalhar fora da cadeia durante o dia.
A nova situação tornou-se possível depois que, em abril deste ano, quatro ministros da Quinta Turma do STJ reduziram a punição de Lula de doze anos para oito anos, dez meses e quinze dias. Em decorrência desta decisão, a subprocuradora Áurea Lustosa Pierre entendeu, segundo o ofício, que o tribunal deve discutir o regime semiaberto.

Se o ex-presidente usufruir desse benefício, pode-se prever, o clima político vai esquentar no país. Principal líder da oposição, Lula desperta emoções nos dois lados da polarização estabelecida na eleição de 2018.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: