Lula diz a advogados que não aceitará usar tornozeleira
Petista afirma que não é “pombo correio”; passagem para o semiaberto, porém, ainda não é vista como uma certeza
O ex-presidente Lula (PT) já afirmou a seus advogados que não aceitará usar tornozeleira —como é comum em presos que passam para o regime semiaberto, informa a colunista Mônica Bergamo, da Folha. Ele diz, segundo a publicação, que não é “pombo-correio”.
De acordo com a jornalista, a passagem de Lula para o semiaberto, porém, ainda não é vista como uma certeza. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) pode decidir, por exemplo, nada decidir —mesmo com o parecer favorável do MPF (Ministério Público Federal) divulgado na terça (4).
Neste caso, o tribunal passaria a análise do pleito para a juíza Carolina Lebbos, da execução penal em Curitiba. Ela tem recusado pedidos feitos por Lula.
De acordo com a Folha, se o STJ conceder o semiaberto, começará o segundo capítulo: o de decidir onde o petista seguirá cumprindo a pena. A Justiça pode determinar que ele fique em Curitiba.
Caso volte para São Bernardo do Campo, o próprio Lula ainda não sabe se optaria por ficar no apartamento em que vivia com a família.
Fonte; Bahia.ba