Aracaju;Eventos acontecem no Teatro Tobias Barreto e na Praia de Atalaia; concerto é gratuito.
Marca de 40 milhões de tartarugas marinhas protegidas pelo Tamar será comemorada com concerto e soltura de filhotes em Aracaju.
Orquestra Sinfônica de Sergipe realiza ‘Concerto às Tartarugas Marinhas’
Nesta quarta-feira (18), às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realiza o ‘Concerto às Tartarugas Marinhas’, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Segundo a organização, o espetáculo marca as 40 milhões de tartarugas marinhas protegidas e devolvidas ao oceano pelo Projeto Tamar, que tem quase 40 anos de atuação protegendo as espécies.
Regida pelo maestro Guilherme Mannis, o Orsse irá apresentar três movimentos compostos pelo maestro Luciano Calazans em referência às três espécies: Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda) e Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva), além de outras programações musicais. O evento marca também a estreia do Coro Sinfônico da Orsse com a regência do maestro Daniel Freire e preparação vocal de Verônica Santos.
A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos começa às 12h nas bilheterias do teatro.
Soltura de tartarugas
Também nesta quarta-feira, às 16h, acontece uma soltura de filhotes de tartarugas marinhas na Praia do Atalaia, na capital.
“Na próxima temporada de desova o Tamar vai completar 40 anos e atingir a marca de 40 milhões de tartarugas marinhas protegidas. Podemos dizer que a tartaruga de número 40 milhões já existe e navega em uma viagem transcontinental rumo às praias brasileiras. Mas é importante lembrar que a cada mil tartarugas que nascem, apenas uma ou duas sobrevivem. Ainda há muito a fazer para livrar esses animais da ameaça de extinção”, disse o fundador do Projeto Tamar, Guy Marcovaldi.
Fonte: G 1 Sergipe