Sob comando de Moro, PF tem menor número de operações em cinco anos
Apesar da redução nas atividades nas ruas, aumentaram o número de investigações
Por Juliana Almirante
No primeiro semestre deste ano, sob o comando do ministro Sergio Moro, a Polícia Federal fez a menor quantidade de operações desde 2014, de acordo com dados da corporação, levantados a pedido da Folha e publicados hoje (30).
Foram realizadas pela PF, entre os meses de janeiro e junho, 204 ações. O número é o mais baixo registrado nos nove semestres anteriores.
Apesar da redução nas atividades nas ruas, aumentaram o número de investigações e os valores de bens apreendidos, entre os anos de 2018 e 2019.
Historicamente, os primeiros semestres têm menos operações do que os seis meses finais de um ano, já que há mais dias de folga para o Judiciário, que é quem autoriza os mandados.
Na primeira metade do ano passado, a PF fez 269 operações, média de 1,4 por dia, contra a média de 1,1 entre janeiro e junho de 2019.
A PF afirma que vários fatores podem ter impactado seu desempenho, a exemplo da queda de 10% do efetivo policial na ativa desde 2016, e pondera que os números deste ano ainda refletem os resultados de investigações feitas em governos anteriores.
O Ministério da Justiça também afirmou, em nota, que cada investigação ou operação “tem a sua própria marcha, a depender da complexidade do caso, do número de investigados, do conjunto probatório a ser produzido e das inúmeras outras variáveis que o objeto da investigação impõe”.
Fonte: Metro 1