Dor de cabeça causada pelo estresse: conheça a cefaleia tensional
Os sintomas podem surgir após períodos de grande estresse físico ou emocional. Aprenda massagem para combatê-los
ISTOCK
Essa cefaleia pode ser classificada em três tipos de acordo com a frequência com que surge em:
- Cefaleia tensional pouco frequente, que acontece apenas 1 a 2 vezes por mês;
- Cefaleia tensional muito frequente, que acontece cerca de 1 a 2 vezes por semana;
- Cefaleia tensional crônica, que acontece mais do que 15 dias por mês, podendo também durar meses ou anos.
Os sintomas de cefaleia tensional podem surgir após períodos de grande estresse físico ou emocional, sendo muitas vezes acompanhada de cansaço com duração média de 30 minutos. Outros sinais e sintomas de cefaleia tensional são:
- Dor em forma de pressão, como se tivesse um capacete na cabeça;
- Dor que afeta os dois lados, na nuca ou na testa;
- Sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e couro cabeludo;
Diferentemente da enxaqueca, as dores da cefaleia tensional não são acompanhadas por náusea ou vômito nem são agravadas por atividades físicas, luz ou cheiros, por exemplo.
A cefaleia tensional pode surgir várias vezes durante o mês. Quando acontece mais de 15 vezes, é recomendado consultar um neurologista para iniciar o tratamento com medicamentos.
Principais causas
A cefaleia tensional pode acontecer como consequência de diversas situações que favorecem as contrações e o enrijecimento dos músculos da região do pescoço, como estresse, excesso de preocupação, ansiedade, tensão emocional, depressão e dor cervical. Além disso, a dor pode acontecer por conta de alterações do sono, do apetite e do esforço ocular.
Como aliviar a cefaleia tensional
Para aliviar este tipo de dor de cabeça é muito importante relaxar e, para isso, pode-se fazer uma massagem no couro cabeludo, tomar um banho quente ou fazer uma atividade que se goste, por exemplo. Outras opções que podem ser indicadas para aliviar a cefaleia tensional são:
1. Remédios
O uso de analgésicos e anti-inflamatórios são eficazes quando se trata de uma cefaleia pouco frequente ou muito frequente, ajudando a aliviar os sintomas. No entanto, no caso de cefaleia tensional crônica esses remédios podem não ter o mesmo efeito, e o médico pode recomendar o uso de medicamentos mais fortes. Além disso, também é importante evitar situações que causam tensão física ou emocional, como ficar muito tempo na mesma posição, dormir numa posição pouco adequada ou procrastinar tarefas.
2. Fisioterapia
Sessões de fisioterapia ajudam a alongar os músculos da região do pescoço e da cabeça, facilitando o relaxamento e melhorando a circulação sanguínea para o local.
3. Massagem para aliviar a cefaleia tensional
A massagem no couro cabeludo também é ótima para ajudar a relaxar e aliviar os sintomas da cefaleia de tensão, podendo ser feita seguindo os passos a seguir:
- Deixe os cabelos soltos e apoie as duas mãos na cabeça, sem anéis ou pulseiras;
- Faça uma leve massagem com a ponta dos dedos, em movimentos circulares desde o pescoço até todo o couro cabeludo;
- Segure com firmeza a parte próxima da raiz do cabelo e puxe-a suavemente, realizando movimento circulares até que todo o cabelo tenha sido “puxado”;
- Vire suavemente o pescoço de um lado para o outro, e de frente para trás, e sinta o alívio que chega gradualmente.
Para melhorar o efeito desta massagem, deve-se tomar um banho quente relaxante antes, para que os músculos consigam ser alongados com mais facilidade.