CNMP julga Dallagnol no próximo dia 7 por PowerPoint contra Lula
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) julga no próximo dia 7 uma representação contra o procurador Deltan Dallagnol, devido à apresentação do PowePoint com acusações ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A representação inclui outros procuradores membros da força-tarefa da Operação Lava Jato.
De acordo com informações do jornal O Globo, o pedido foi feito pela defesa do petista, que alegou transgressão aos deveres funcionais do MP. O advogado Cristiano Zanin argumentou que o episódio gerou constrangimento público ao ex-presidente e a Marisa Silva, com quem era casado na época. A apresentação também teria comprometido “o prestígio” e “a dignidade” do Ministério Público.
“A conduta dos Requeridos, sedentos por fama e notoriedade, não pode mais ser tolerada por esse CNMP, sob o temerário risco de ferir a dignidade institucional de entidade tão honrada como o Ministério Público e de enxovalhar direitos fundamentais de investigados e outros possíveis envolvidos”, escreveu o advogado na representação, de acordo com O Globo.
Em 2016, Dallagnol anunciou uma denúncia contra Lula no caso do tríplex no Guarujá (SP). A base da apresentação foi um PowerPoint no qual os procuradores situaram Lula no centro da corrupção investigada pela força-tarefa.
Se forem condenados, os procuradores podem ser punidos com sanções administrativas, como advertência, afastamento das atividades ou aposentadoria compulsória. O CNMP é presidido pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e composto por integrantes do MP, do Judiciário, da advocacia e por pessoas indicadas pelo Congresso Nacional.
Fonte:Bahia.ba