Fim do Auxílio Emergencial leva 2 milhões de brasileiros para a pobreza apenas em janeiro
![Fim do Auxílio Emergencial leva 2 milhões de brasileiros para a pobreza apenas em janeiro [Fim do Auxílio Emergencial leva 2 milhões de brasileiros para a pobreza apenas em janeiro]](https://www.metro1.com.br/noticias/103119,fim-do-auxilio-emergencial-leva-2-milhoes-de-brasileiros-para-a-pobreza-apenas-em-janeiro-3.jpg)
O fim do Auxílio Emergencial já levou 2 milhões de brasileiros para a pobreza apenas em janeiro. De acordo com informações do G1, ao todo, 13% da população do país, ou 26 milhões de pessoas, estão sobrevivendo com uma renda per capita de apenas R$ 250 por mês.
Durante o pagamento do benefício, a taxa de pobreza chegou a recuar para 8% da população, e a da extrema pobreza – brasileiros com renda per capita abaixo de R$ 150 ao mês – caiu de 3% para 1%. Foram os menores patamares já registrados pelo Brasil desde a década de 1970, quando as pesquisas domiciliares começaram a ser realizadas.
Essa melhora também se refletiu no índice de Gini, que monitora a desigualdade de renda em uma escala de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, maior é a desigualdade. O índice recuou de 0,53 para 0,47, caindo abaixo de 0,50 pela primeira vez na história brasileira.
Ao todo, o Auxílio Emergencial chegou a quase 68 milhões de brasileiros.
Fonte: Metro 1