Bolsonaro defende atuação de seu governo na pandemia: ‘Exemplo para o mundo’
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu a atuação do governo federal frente à pandemia do novo coronavírus e afirmou que o Brasil foi “um exemplo para a mundo”. Durante discurso no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (10), o militar reformar alegou que o lockdown e o isolamento social foram adotados para aparelhar hospitais com leitos de UTI e respiradores.
“Fomos um exemplo para o mundo. Várias medidas tomamos em 2020. A politica do lockdown adotada no passado, o isolamento ou confinamento, visava tão somente dar tempo para que hospitais fossem aparelhados com leitos de UTI e respiradores. O governo federal não poupou esforços, não economizou recursos para atender todos estados e municípios”, disse.
Ainda na cerimônia, ele chegou a citar que nenhum medicamento possui eficácia comprovada contra a Covid-19, mas voltou a defender o uso de remédios para prevenir e curar a doença.
“A gente orienta a população brasileira ao menor sintoma de Covid, como a falta de paladar, resfriado e febre, procure a unidade básica de saúde. O médico sabe que não existe um medicamento ainda com sua comprovação científica, mas muitos médicos também afirmam que existem tratamentos opcionais”, seguiu.
O presidente também reforçou que o médico “sabe, aprendeu, tem o direito e o dever de medicar todo aquele que o procura” contra uma “doença ainda não totalmente conhecida, ainda não contendo um medicamento com a sua certificação, com sua comprovação científica”.
Ele ainda completou dizendo que muitos brasileiros estão sendo salvos por buscar o atendimento e ainda por causa de “uma cesta de produtos, como a ivermectina, hidroxicloroquina, annita, azitromicina, vitamina D, entre outros, e tiveram sucesso”.
Fonte: Bahia.ba