CPI da Covid:Renan Calheiros pedirá indiciamento de Bolsonaro por prevaricação
Relator da CPI da Covid está prestes a entregar o parecer final da investigação.
Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que vai indiciar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por prevaricação, alegando que o chefe do Executivo não levou aos órgãos de investigação a denúncia acerca das irregularidades na negociação para a compra da vacina Covaxin pelo Ministério da Saúde. As informações são do jornal O Globo.
“Gabinete paralelo (profissionais que assessoravam informalmente o presidente sobre temas ligados à Covid-19), imunidade de rebanho (tese de que uma grande parcela de população precisa ser contaminada para a pandemia chegar ao fim), bloqueio às vacinas e prevaricação (omissão diante de indícios de ilegalidades). Essas coisas todas estarão contidas no relatório”, prometeu Renan.
Segundo o relator, outras práticas enquadradas em crime de responsabilidade também constaram no documento, que deve ser entregue na próxima quinta-feira (23). O prazo final de CPI da Covid é até o dia 5 de novembro, mas é provável que o trabalho se encerre ainda em outubro.
“Com relação ao enquadramento do presidente da República em crime de responsabilidade, a essa altura, não há mais nenhuma discussão. Existem muitas certezas”, afirmou o senador.
Fonte: Bahia.ba