Equipe de Lula planeja ‘super campanha de vacinação’ em 2023
Novo governo deve investir no combate a fake news para reverter negacionismo de Bolsonaro sobre as vacinas.
Diante da piora dos índices de cobertura vacinal no Brasil, a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja iniciar a gestão, em 2023, com uma “super campanha de vacinação”.
De acordo com informações do jornal O Globo, a campanha que até o momento foi batizada de “Dia V da Vacinação” será realizada com base em um mapeamento do cenário.
A ideia é que o diagnóstico seja feito ao longo dos 45 dias da transição do governo, a depender da colaboração do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no fornecimento dos dados.
Segundo o jornal, interlocutores próximos a Lula avaliam que o cenário no Ministério da Saúde é de “terra arrasada”, visto que o país que sempre foi referência mundial no tema, hoje conta com uma baixa cobertura vacinal. No caso da poliomielite, por exemplo, o Brasil vacinou 72,57% do público alvo, número abaixo da meta de 95%.
A equipe de Lula defende a necessidade de reverter o dano causado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que incentivou a resistência à imunização, questionando a credibilidade das vacinas.
De acordo com a publicação, o novo governo deve investir na comunicação para combater fake news e informar a população sobre a importância da vacinação. Outra medida estudada é o retorno da obrigatoriedade de manter a carteira de vacina completa para ter direito ao Bolsa Família, como ocorria em gestões passadas do petista.
Fonte: Jornal O Globo