Enem: psicólogo dá dicas para combater ansiedade dias antes da prova
Provas acontecem neste domingo (13) e no próximo (20); ao bahia.ba, psicólogo explica o que é preciso fazer na reta final.
Mais de dois milhões de pessoas de todo o Brasil farão nos próximos domingos, dias 13 e 20, as provas mais esperadas para quem deseja ingressar na universidade: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Maior vestibular do país, o momento pode deixar muitos candidatos ansiosos com a aproximação da prova e com medo de não conseguirem fazer uma boa avaliação.
Esse é o caso da estudante Luciana Castro, que vai concluir o ensino médio neste e fará o exame pela primeira vez. Em entrevista ao bahia.ba, a jovem de 18 anos tem enfrentado dificuldade para controlar a ansiedade e diz estar preocupada, sobretudo porque, para ela, ter estudado a vida toda em colégio público a faz se sentir “atrás” de outros concorrentes.
“Eu estudo o tempo todo. A prova é depois de amanhã e eu vou passar o final de semana revisando tudo que á vi. Não consigo não pensar nisso, já que sei que estou disputando que com muitas pessoas que vêm de escola particular e teve uma base melhor que a minha. Quero cursar biomedicina e sei que preciso me destacar, ter uma nota muito boa para ingressar na universidade, de preferência, em uma publica”, disse.
A atitude de Luciana, no entanto, não é a mais correta, segundo o Psicólogo Adriano Falcão. Em entrevista ao bahia.ba, o psicólogo disse que amente precisa de descanso dias antes da prova e deu dicas de como diminuir a ansiedade e, consequentemente, ter um melhor desempenho na avaliação.
“No processo da realidade da mente, é preciso que a gente desfoque um pouco do estudo dias antes para que dê um certo relaxamento na mente. Então o processo de ele desfocar e realizar outras atividade que não seja ligada diretamente ao foco, vai fazer com que o cérebro oxigene, ganhe mais energia e, assim, mais capacidade de armazenamento, principalmente para a memória de longo prazo”, disse.
Ainda de acordo com o psicólogo “é muito importante frisar que, quanto mais preocupado se está, mais os níveis de estresse está em pico, prejudicando, assim, a assimilação e recuperação de tudo que foi estudado”. Segundo ele, “uma meditação, por exemplo, vai propiciar uma revisão do que foi estudado, pois, uma boa concentração, auxilia um aprendizado em um terço do tempo”.
Dicas para diminuir a ansiedade
Segundo Adriano, algumas boas ações para desfocar são:
– Incluir na rotina diária um descanso de pelo menos uma hora depois das refeições;
– Realizar exercícios físicos como a caminhada
– Ouvir músicas e meditar
– Cuidar da alimentação, focando em alimentos que ajudem no processamento de ideias
– Boa noite de sono é fundamental
“A ideia mesmo é que haja uma organização e planejamento entre tempo de estudo, uma leitura para relembrar o que já foi conseguido até esse processos e o sentimento de segurança. Existem técnicas que ajudam para aumentar o foco e que traz mais confiança que tudo vai dar certo. Estudar até o ultimo segundo vai mais atrapalhar porque vai confundir a mente e trazer ansiedade, pois ela vai ter um colapso de ideais. Então esse processo de planejamento vai ser muito importante”.
Fonte: Bahia.ba