Lula sanciona lei que inclui primeira deputada negra do Brasil no Livro de Heróis da Pátria

A professora e jornalista Antonieta de Barros foi pioneira na luta pela emancipação feminina e valorização da cultura negra.

Foto: Memorial Antonieta de Barros
Foto: Memorial Antonieta de Barros

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que inscreve o nome de Antonieta de Barros, primeira deputada negra do Brasil, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Também assinado pelas ministras Margareth Menezes, da Cultura, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, o ato foi publicado na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial da União.

O projeto de lei pela inclusão do nome da catarinense no rol de Heróis e Heroínas da Pátria é de autoria do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) e teve relatoria de Tadeu Alencar (PSB-PE).

Antonieta de Barros

Filha de uma escrava liberta, Antonieta nasceu em 11 de julho de 1901, em Florianópolis (SC), e aprendeu a ler e escrever já adulta.

Professora e jornalista, ela foi eleita deputada estadual em Santa Catarina, no ano de 1934, e foi a primeira mulher a assumir a presidência de uma Assembleia Legislativa no país. Ela também foi pioneira na luta pela emancipação feminina, pela valorização da cultura negra e por educação de qualidade.

Foi por meio de um projeto de lei assinado por Antonieta, em 1948, que ficou instituído o Dia do Professor, em 15 de outubro, no estado de Santa Catarina. Durante sua atuação como parlamentar, ela também criou leis que concediam bolsas de estudos para alunos pobres.

Fonte: Diário Oficial da União.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: