Alagoinhas reúne multidão no PGP 2026 com as presenças de Jerônimo Rodrigues, Rui Costa, Jaques Wagner e Otto Alencar.
Alagoinhas foi palco, na noite desta quinta-feira, de uma grande mobilização política durante a realização da plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) 2026. O evento contou com as presenças do governador e pré-candidato à reeleição Jerônimo Rodrigues, do ex. ministro da Casa Civil Rui Costa, do senador Jaques Wagner, do senador Otto Alencar, além de deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas da região.

Por volta das 18h, as avenidas que dão acesso ao Ginásio de esportes do colégio Dínamo e à quadra de esportes onde ocorreu a plenária ficaram tomadas por uma multidão. O intenso fluxo de pessoas exigiu a interdição temporária das vias, enquanto caravanas de diversas cidades chegavam para participar do encontro.
O PGP 2026 tem como objetivo ouvir a população e construir, de forma participativa, as propostas que irão compor o programa de governo para os próximos anos. A plenária de Alagoinhas reuniu representantes dos municípios do **Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano**, fortalecendo o diálogo entre o governo e a sociedade.
O evento contou com a participação de uma ampla comitiva formada por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, empresários, presidentes de associações, representantes de movimentos populares, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil organizada dos cerca de 20 municípios que integram o território.
Durante os pronunciamentos, as autoridades destacaram a importância da participação popular na construção de um projeto coletivo de desenvolvimento para a região. Segundo os discursos, ouvir a população é fundamental para ampliar as políticas públicas já implantadas, identificar novas demandas e elaborar projetos inovadores que promovam crescimento econômico, geração de emprego, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
As lideranças também ressaltaram que o Programa de Governo Participativo fortalece a democracia ao permitir que a população contribua diretamente na definição das prioridades para o futuro da Bahia, consolidando ações voltadas ao desenvolvimento dos Territórios de Identidade.
A grande presença de público demonstrou a força da mobilização política na região e reforçou a importância de Alagoinhas como um dos principais polos do Litoral Norte e Agreste Baiano no processo de construção do PGP 2026.

Por: .JivanildoBina.com
Fotos:JB C
