EUA e China buscam cooperação para explorar a Lua, diz Nasa
Agência espacial norte-americana deve operar em um âmbito legal muito rigoroso imposto pelo Congresso, receoso da transferência de tecnologia para os chineses
Por Juliana Rodrigues
De acordo com o responsável pelas atividades científicas da Nasa, Thomas Zurbuchen, a agência americana “conversou com a China” para realizar observações por satélite do pouso da sonda chinesa Chang’e 4 no lado oculto da Lua em 3 de janeiro.
Na segunda (14), o diretor-adjunto do programa chinês de exploração lunar, Wu Yanhua, afirmou em uma coletiva de imprensa que a China tinha fornecido à Nasa a latitude, a longitude e o horário previsto do pouso da sonda, para que fosse possível a observação do acontecimento histórico com seu satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). A Nasa, por sua vez, proporcionou a órbita prevista do LRO. No entanto, o satélite não pôde estar no local adequado no momento exato.
A previsão é que o satélite americano fotografe a sonda Chang’e 4 em 31 de janeiro, quando passar por cima dela, como já fez com a Chang’e 3 em 2013.
Fonte;Metro 1