A Secretaria Municipal de Assistência Social levou o projeto SEMAS Comunidade para o Povoado Candeal.
No último dia 04 de novembro de 2021 no povoado de Candeal, no colégio José Nicola por volta das 15 horas. Aconteceu a palestra que foi ministrada pelas servidoras da secretaria de assistências social, Assistente social Renilda, técnica de referência do CRAS
Regma França, Gestora do CadÚnico,Psicóloga Luciana Oliveira, técnica de referência do CRAS,Assistente social Carla Daiane, técnica de referência do CREAS,Advogada Cristhian Dormundo, referência do NAM. A equipe no uso da palavra falou sobre seu setor responsável, na oportunidade a explanação teve com objetivo de passar orientações à população sobre os serviços e benefícios socioassistenciais existentes no município sobre a pasta desta Secretaria. O projeto foi iniciado em agosto de 2019 levando atendimentos psicossociais, cadastros para programas sociais, concessão de benefícios e atividades socioeducativas para mais de 10 comunidades do município, superando a meta prevista de 300 famílias atendidas.
Devido a pandemia da COVID-19, o projeto precisou parar suas atividades em março de 2020, mas as retomou no segundo semestre deste ano de 2021, tendo em vista a redução de casos de COVID-19 e avanço da vacinação. Para este ano, as atividades do projeto estão focadas em realizar palestras nas comunidades, sobre os serviços e benefícios socioassistenciais, cadastro único, mudança do bolsa família para o auxílio brasil, enfrentamento a violações de direitos das crianças e do adolescente, mulheres, pessoas com deficiência e pessoas idosas. O planejamento para 2022 é retomar os atendimentos à população nas comunidades já mapeadas pela secretaria. “Essa é mais uma ação da secretaria, a iniciativa busca fazer com que as pessoas que não conseguem se deslocar por algum motivo, possam ter acesso às informações e benefícios oferecidos. A intenção, também, é que as pessoas saibam cada vez mais sobre esses benefícios, e tem como objetivo aproximá-los para os serviços desenvolvidos pelas pastas, envolvendo moradores das localidades rurais, que muitas vezes desconhecem a existência ou os meios de acesso.
Por; Jivanildobina.com
Fotos: JB