Aprenda a fazer massagens relaxantes nas mãos, pescoço e ombros
É possível aliviar o estresse com movimentos simples. Tocar a palma das mãos, que é cheia de pontos reflexivos, promove conforto imediato
A massagem é uma das maneiras mais eficazes de relaxamento: com movimentos vigorosos, os músculos e tendões são liberados, o corpo perde um pouco da tensão e a sensação de calma reaparece. Mesmo com a falta de tempo, é possível encaixar o ritual na rotina.
A automassagem pode durar de 5 a 10 minutos e pode ser feita até mesmo no trabalho, em um momento de pausa para o café, por exemplo, sendo útil para relaxar, acalmar e melhorar o foco e a atenção.
1. Alongamentos para o pescoço
Sentar confortavelmente em uma cadeira com as costas eretas e apoiadas. Começar alongando os músculos do pescoço, inclinando o pescoço para a direita e permanecendo nesta posição por alguns segundos. A seguir, fazer o mesmo movimento para a esquerda, frente e trás.
2. Massagem no pescoço e ombros
Colocar a mão direita sobre o seu ombro esquerdo e massagear os músculos que se localizam entre o ombro e a nuca, como se estivesse amassando pão, mas sem machucar. É importante ter alguma pressão: se o movimento for muito suave, não haverá efeito terapêutico. Fazer os mesmos movimentos na região direita, insistindo nas regiões mais doloridas.
3. Alongamento para as mãos
Apoiar os cotovelos em uma mesa e fazer o movimento de abrir a mão com a ajuda da outra, esticando ao máximo os dedos. Fechar as mãos por 3 a 5 vezes. A seguir, encostar uma palma da mão na outra com os dedos bem abertos e tentar manter todo o antebraço encostado na mesa. Ficar nesta posição por alguns segundos.
4. Massagem nas mãos
Utilizando o polegar direito, pressionar a palma da mão esquerda com movimentos circulares. Aplicar um pouco de creme hidratante para que as mãos deslizem melhor. Com o polegar e o indicador, deslizar sobre cada dedo de forma individual, na direção da palma da mão para as pontinhas dos dedos.
As mãos possuem pontos reflexos que conseguem relaxar todo o corpo e, por isso, alguns minutinhos de massagem nelas são suficientes para se sentir melhor e mais confortável.
(Com informações do portal Tua Saúde.)