Avião de passageiros elétrico se aproxima do primeiro voo
Alice, da isralense Eviation, foi aprovado nos testes de motor e começa a decolar nas próximas semanas, conforme CEO da empresa.
O primeiro avião de passageiros totalmente elétrico foi aprovado em testes de motor e deve começar a decolar nas próximas semanas. O relato é de Omer Bar-Yohay, CEO da israelense Eviation, empresa desenvolvedora do Alice.
Um protótipo da aeronave, que estreou em 2019, está passando por testes de táxi de baixa velocidade desde dezembro. Nesta etapa, a aeronave é observada em diferentes velocidades para testar a potência e permitir que as equipes de solo monitorem sistemas como direção, frenagem e antiderrapante.
O Alice tem uma bateria semelhante a de um carro elétrico. Poderá voar por uma hora e cerca de 440 milhas náuticas. O avião da Eviation tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 250 nós, ou cerca de 461 quilômetros por hora.Um Boeing 737 tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 946 quilômetros por hora.
Voltada exclusivamente a viagens aéreas elétricas, a Eviation projeta que aeronaves movidas a bateria e com capacidade para 20 a 40 passageiros sejam uma realidade dentro de sete a 10 anos.
Fonte: CNN Brasil