Belivaldo busca parceria com governo da Bahia para melhorar abastecimento de água em Tobias Barreto
“Não há por parte do governo do Estado de Sergipe nenhum interesse de simplesmente chegar ao estado da Bahia e fazer uma adutora, perfurar poços sem que tenha o consentimento do órgão ambiental, a outorga do próprio prefeito municipal. Temos que fazer isso de forma responsável, dialogando. Agradeço a boa vontade do prefeito Magno pela conversa que tivemos aqui”, declarou o governador Belivaldo Chagas logo após a reunião.
Ainda de acordo com Belivaldo, a obra de perfuração dos poços artesianos é de caráter emergencial para atender a população de Tobias Barreto, que sofre com os efeitos da estiagem. “Vamos trabalhar um projeto para que possamos ampliar o abastecimento de água de Tobias Barreto a partir da adutora do Piauitinga, mas trata-se de uma obra que vai demandar um volume de recursos. Enquanto isso, a gente resolve a partir daqui de Itapicuru. Saio daqui feliz, satisfeito de que as coisas serão resolvidas”, completou.
Durante a conversa entre os gestores dos dois municípios, o governador de Sergipe entrou em contato direto por telefone com o governador da Bahia, Rui Costa. “Como entendemos que o problema não será resolvido a partir da prefeitura de Itapicuru, é preciso que se resolva com o órgão ambiental do governo do Estado da Bahia, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura. Já liguei para o governador Rui Costa, que me atendeu de imediato. Quero frisar que nós temos uma boa relação e estamos sempre conversando. Mas eu fiz questão de vir aqui hoje, para ter essa primeira conversa com o prefeito do município. O que importa é essa boa relação entre os governos da Bahia e de Sergipe e entre os prefeitos de Itapicuru e de Tobias Barreto para que juntos nós tenhamos condições de resolver os problemas dos nossos irmãos de Tobias Barreto”, disse.
Nova reunião
O presidente da Deso, Jethro Duarte, explicou que na próxima segunda-feira (12) ficou agendada uma nova reunião entre a prefeitura de Tobias Barreto, Deso, Prefeitura de Itapicuru, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia. “Precisamos retomar as obras que viabilizam o reforço no abastecimento de água em Tobias Barreto nos próximos dias. Até o final deste mês, elas precisam estar concluídas para que a situação do município não se agrave ainda mais. Houve o embargo na obra, por questões ligadas a documentação, mas estamos otimistas de que nessa reunião que vai acontecer tudo seja solucionado”, afirmou o presidente.
Preocupado com a situação de falta de água no município, o prefeito de Tobias Barreto reconheceu a atenção do governador em intermediar uma solução emergencial e acompanhará pessoalmente o andamento. “Segunda-feira, vamos estar lá em Salvador, na Seinfra, junto com o prefeito de Itapicuru, com o superintendente. Enfim, tentar uma solução. Nós somos vizinhos, somos parceiros, é um município que está com água e outro que está sem água, e isso precisa ser resolvido”, destacou.
Fonte; Agencia Sergipe de noticias