Bolsonaro tenta isolar Maia e oferece cargos a partidos do centrão
Nos bastidores do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), avança com ofertas de cargos a partidos do chamado centrão, a ação é uma ofensiva para isolar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e formar uma base que lhe garanta vitórias no Parlamento. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.
O governo está oferecendo o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao PP, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ao PSD, e também cargos em estatais importantes.
Ao acenar cargos a partidos como PP, PL e Republicanos, Bolsonaro tenta formar uma base de apoio no Congresso. Recentemente, o presidente tem sofrido com derrotas no Parlamento.
Outros 77 cargos estaduais teriam sido colocados à disposição dos partidos em troca de apoio. As siglas dividem entre si os cargos colocados à disposição pelo governo de acordo com o tamanho de cada partido.
Como pano de fundo, também está a disputa pela presidência da Câmara, Maia está em seu terceiro mandato consecutivo e publicamente diz não ter intenção de concorrer novamente ao posto. Nos bastidores, ele apoia o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Fonte:Metro 1