Capital baiana entra em nível de ‘atenção’ com previsão de chuva nesta quinta (4)
A Codesal alerta para risco para alagamento e deslizamento de terra na quinta e sexta-feira (4 e 5).
A possibilidade de chuvas fortes para Salvador e o volume acumulado de 80 milímetros de água nas últimas 72 horas fizeram com que a Defesa Civil da cidade (Codesal) passasse a operar em nível de “atenção”. Para quinta (4) e sexta-feira (5), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chances de 80% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamento e deslizamento de terra nos dois dias.
De acordo com a Codesal, uma equipe de técnicos com engenheiros, arquitetos e geólogos irá a campo fazer vistorias do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC). A subcoordenadora do órgão, Alana Matos, explica que o objetivo é identificar situações de risco. “Vamos verificar feições de instabilidade de encostas, analisar risco iminente e definir moradias para evacuação/ proteção comunitária nas regiões contempladas por sistema de alerta e alarmes e sirenes”, explica.
De acordo com Alana, neste cenário também são realizadas vistorias em áreas mapeadas pela Codesal, com alto risco para deslizamento de terra. Assim, mesmo sem o acionamento de sirenes, as pessoas em situação vulnerável têm a possibilidade de se afastar o quanto antes da zona de risco.
Previsão – No fim de semana, a previsão é semelhante. O céu deve estar nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas. De novo, considera-se o risco de alagamentos e deslizamentos de terra e não se descarta a possibilidade de chuvas fortes ocasionadas por um resquício da frente fria.
Fonte: Bahia.ba