COLÉGIO MÁRIO COSTA FILHO PERMANECERÁ ESTADUAL, CONFIRMA RAFAEL DIAS.
Em conversa com o Blog Jivanildo Bina, nesta manhã de domingo, (24/02/2019). O Líder Político representante do Governo do Estado da Bahia na cidade de Inhambupe – Rafael Dias – falou a respeito da questão da Prefeitura de Inhambupe para com o Colégio Mário Costa Filho.
Foi uma significativa VITÓRIA dos diretores, professores, alunos e todos que insurgiram contra a tentativa de municipalização do referido Colégio.
Inaugurado há mais de 40 anos o Costa Filho, ou simplesmente o Mário, como é carinhosamente chamado por seus alunos e ex-alunos, foi o primeiro Colégio Estadual de Inhambupe tornando-se uma referência, no município e região, tanto no ensino fundamental bem como na formação de alunos no nível médio, sendo o pioneiro na criação das extensões para os distritos de Volta de Cima, Colônia, Formoso, Saquinho e Baixa Grande.
Entenda o caso: Em 2017, a Prefeitura de Inhambupe encaminhou à Secretaria de Educação do Estado o pedido de municipalização do Colégio Estadual Dr. Mario Costa Filho, de olho nos quase 400 alunos do ensino fundamental matriculados, visando aumentar o repasse do FUNDEB, compensando assim a perda financeira pela crescente evasão de alunos para os municípios vizinhos. Segundo a direção do Colégio, a municipalização traria consequências negativas a todos, redução dos cursos técnicos oferecidos, extinção da pactuação com o PRONATEC, redução de postos de trabalho e salários de servidores. Portanto, diretores, professores e alunos juntaram-se numa cruzada contra o fechamento da instituição, que chegou a ter as matrículas suspensas e os alunos transferidos para o Colégio Simone Nery.
A resistência contou com o importante apoio do Deputado Federal Josias Gomes que abraçou a causa e assumiu a interlocução com a Secretaria de Educação do Estado e após várias rodadas de negociações, finalmente, foi CANCELADA A MUNICIPALIZAÇÃO, mantendo a instituição e retornando os alunos e as matrículas.
“É nossa obrigação lutar pela permanência do Mário Costa Filho, pois representa um marco importantíssimo na educação do nosso município, apesar de toda essa intentona ele saiu fortalecido. A Secretaria liberou mais dois cursos técnicos solicitados pela diretoria, Meio Ambiente e Nutrição, além de pactuar com o
PRONATEC um curso profissionalizante de curta duração. Parabéns aos alunos, professores e direção pela luta. Parabéns pela conquista” disse Rafael Dias que participou e acompanhou toda negociação.
Fotos: Assessoria de Rafael Dias