Cólica intestinal: veja cinco chás que ajudam a aliviar o problema
Infusões feitas a partir de plantas com propriedades antiespasmódicas atuam como alívio para o estômago
Os sintomas de gases intestinais ou estomacais incluem a sensação de barriga inchada, ligeiro desconforto abdominal e arrotos constantes. Eles podem ser causados por comer demais, pela deglutição de ar durante as refeições (quando se fala demais ao ingerir alimentos, por exemplo) ou por prisão de ventre.
A lista de plantas medicinais que podem ajudar a aliviar os sintomas é extensa: camomila, lúpulo, funcho, hortelã-pimenta, erva-cidreira, cálamo e erva-doce, por exemplo, têm propriedades antiespasmódicas e calmantes muito eficazes para a redução de cólicas intestinais. Algumas delas também ajudam a eliminar gases.
Além dos chás, uma boa ideia é aplicar uma bolsa de água quente na região em que as cólicas mais incomodam, isso ajuda a aliviar o desconforto. O consumo de alimentos ricos em fibras – como linhaça, sementes de chia e pão com cereais – também é indicado, pois eles contribuem para a formação do bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal. Também é importante consumir bastante água.
Veja aqui algumas sugestões de chás que ajudam a aliviar a cólica intestinal. Mas, caso os sintomas se tornem recorrentes, é importante ir ao médico.
1. Chá de louro, camomila e erva-doce
Um ótimo remédio caseiro para a cólica intestinal é o chá de louro com camomila e erva-doce. A bebida possui propriedades antiespasmódicas que ajudam a diminuir o desconforto causado pelos gases.
Ingredientes:
– 1 xícara de água;
– 4 folhas de louro;
– 1 colher (de chá) de camomila;
– 1 colher (de sopa) de erva-doce;
– 1 copo de água.
Modo de preparo:
Para preparar este chá, basta ferver durante 5 minutos as folhas de louro com a camomila e a erva-doce dissolvida em 1 copo de água. Depois, deve-se coar e tomar uma xícara a cada 2 horas.
2. Chá de camomila, lúpulo e funcho
A mistura ajuda a eliminar as cólicas intestinais e o excesso de gases.
Ingredientes:
– 30 ml de extrato de camomila;
– 30 ml de extrato de lúpulo;
– 30 ml de extrato de funcho.
Modo de preparo:
Misturar todos os extratos e guardar em um frasco de vidro escuro. Deve-se tomar meia colher de chá desta mistura, três vezes ao dia, cerca de 15 minutos antes das refeições, durante no máximo dois meses.
3. Chá de hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta contém óleos essenciais potentes, com propriedades antiespasmódicas, que ajudam a aliviar as cólicas intestinais e a reduzir os gases.
Ingredientes:
– 250 ml de água fervente;
– 1 colher (de chá) de hortelã-pimenta seca.
Modo de preparo:
Verter a água fervente num bule sobre a hortelã-pimenta e depois tapar, deixar em infusão durante 10 minutos e coar. Pode-se beber três xícaras deste chá durante o dia.
4. Chá de erva-cidreira
Esta planta medicinal possui propriedades calmantes e antiespasmódicas que diminuem a dor e facilitam a eliminação das fezes.
Ingredientes:
– 1 colher (de chá) de folhas de erva-cidreira;
– 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as folhas de erva-cidreira numa xícara, cobrir com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Depois, deve-se coar e beber sem adoçar, pois o açúcar fermenta e aumenta a produção de gases que pioram a cólica intestinal.
5. Chá de hortelã-pimenta, cálamo e erva-doce
Estas plantas medicinais aliviam as cólicas intestinais e a má digestão.
Ingredientes:
– 1 colher (de chá) de hortelã-pimenta;
– 1 colher (de chá) de cálamo;
– 1 colher (de chá) de erva-doce;
– 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as ervas numa xícara, cobrir com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Depois, coar e beber cerca de três vezes ao dia, antes das refeições principais.
(Com informações do portal Tua Saúde)