conheça as gêmeas que nasceram com síndrome de Down:Caso raríssimo
Clara e Alice, de 6 meses, são gêmeas idênticas e têm síndrome de Down, combinação rara que acontece a cada 2 milhões de partos.
As pequenas nasceram em julho de 2021 e também têm cardiopatia – uma doença que acomete o coração. Elas passaram 78 dias internadas na UTI com dificuldades para se alimentar, e na última semana enfrentaram mais um desafio: duas cirurgias delicadas para reconstituir as cavidades dos coraçõezinhos. As gêmeas devem receber alta do Centro Pediátrico da Lagoa, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (11/1).
Clara e Alice foram diagnosticadas com síndrome de Down, ou trissomia 21 (T21), quando Vanessa estava com apenas 20 semanas de gestação. Ela conta que a descoberta foi um grande susto para todos, incluindo seu marido, o médico Felipe Le Draper Vieira, de 43 anos. O casal mora em Valença, cidade no sul do Rio de Janeiro, e também são pais dos adolescentes Arthur, de 13, e Davi, de 11.
As meninas nasceram em 21 de julho de 2021 com 47 centímetros e cerca de 2,5 kg, cada uma. Felipe comenta sobre a raridade do caso.
Na última semana, Clara e Alice passaram por intervenções realizadas pelo cirurgião Denoel Marcelino de Oliveira, no Centro Pediátrico da Lagoa, do Grupo Prontobaby. O médico afirma que o caso acontece a cada 2 milhões no mundo, e que no Brasil nunca havia encontrado nada parecido.