Feliz Aniversário GIZELIA FÉLIX
Nascida em dois de fevereiro de 1978 – dia de Nossa Senhora das Candeias, a qual é devota até hoje, e de Iemanjá – na comunidade do Boqueirão – local que faz questão de exaltar – situada no Povoado de Lagoa município de Inhambupe-BA.
É Aquariana, autêntica, se identifica com a fênix – ave de fogo que ressurge brilhante da própria cinza.
Teve um nascimento muito difícil e demorado, pois se encontrava “laçada” no ventre da mãe e devido às condições da época, que não existia eletricidade nem facilidade para transporte no Povoado, veio ao mundo na própria Casa pelas mãos do seu avô materno – Curandeiro e Pai de Santo – Anísio auxiliado pelas parteiras Zira e Lindaura as quais chama carinhosamente de mãe.
Primogênita de três irmãos e membra de uma família humilde e pouco prestigiada, sua mãe sequer conheceu o próprio pai, um forasteiro alagoano, ela cresceu numa pequena casa de taipa onde o maior luxo alcançado foi uma TV de 14 polegadas. Em um ambiente marcado por limitações e muitas turbulências, ela encontrou espaço para semear o Amor, sonhar e cultivar lembranças…
De criança forte, que comia muito e chorava na mesma proporção, a uma adolescente pacata que como uma borboleta vivera sua metamorfose ambulante.
Conviveu com um pai, que apesar de muito inteligente, era excessivamente rigoroso, intolerante e possessivo, capaz de ofuscar o amor paternal… Anos mais tarde sua atitude rude levaria a uma ruptura de laços entre pai e filha. Essa situação permeara sua vida lhe causando muita tristeza e sofrimento.
Resistente a uma reconciliação, seu pai faleceu sem ao menos conhecer ou reconhecer o filho de Gizelia como neto.
Sonhadora, escreveu a punho sua própria história. Herdou do pai a inteligência e a personalidade forte, e da mãe a generosidade e o espírito hilário.
Adotou um estilo de vida próprio, intenso e aventureiro que renderam experiências e aprendizados importantes.
Formada em pedagogia, estabeleceu uma relação de amor mútuo com o magistério – trabalho que realiza com afinco e dedicação.
“Ser abordada por pais e ou alunos que gostam do meu trabalho é gratificante” dizia sempre.
Comunicativa, ganhou visibilidade e muitos amigos.
Aderiu à política filiando-se ao PT e lançando sua candidatura a vereadora, porém, não foi eleita. Depois filiou a PMDB por um tempo, atualmente e a vice presidente do PC DO B.
Decidiu então arquivar uns Projetos para abrir outros ao optar pela maternidade.
Ao expor-se aos riscos de uma gravidez tardia, sofreu complicações no final da sua gestação, foi hospitalizada e nesse momento delicado da Vida contou com a FÉ… E o apoio do marido, amigos e familiares.
Seu filho Anísio Fernando, nome dado em homenagem aos avós, hoje com seis anos, nasceu prematuro e mais uma vez sua força e determinação foram decisivas para que ele crescesse forte e saudável.
“Meu filho é a razão do meu viver, leme que direciona o barco da minha Vida na graça de Deus”, afirmam num misto de realização, emoção e gratidão.·.
Hoje separada do pai do seu filho, a mãe, filha, irmã, amiga, professora, vice-presidente do PCdoB em Inhambupe e coordenadora da Igreja de Nossa Senhora das Candeias no Povoado, saiu definitivamente do anonimato.·.
Enchem de orgulhos seus amigos e familiares em especial seus irmãos, que enxergam na mulher forte e decidida a menina sensível e sonhadora de sempre.
GIZELIA FÉLIX
Uma menina/mulher feita de sonhos e histórias infantis, às vezes fada, às vezes bruxa, mas, sempre uma heroína.
Poema:Dedicado a você sua Irma Gil Lima
Sou a criança que cresceu
Que mudou meus sonhos
Que acordo pra vida
Que encaro meu futuro
Que surgiu do fogo
Que enfrento meus medos
Que não perdeu nem por um momento o encanto pelo vento.
Sou a onda que tentou te levar comigo
Mas que o destino insiste em me separar
Não peço que me entenda,
Nem eu me entendo às vezes…
Me encanto
Me iludo
Me confundo…
Me transformo…
Mas nem por um momento perco o brilho nos meus olhos!
Pâmela Ferracini
Parabéns Amiga .