Frente fria e chuva fazem com que gafanhotos desviem rota para o sul do país
Monitoramento por parte do governo é feito com troca de informações constantes com a Argentina e técnicos da secretaria na Fronteira Oeste.
A nuvem de gafanhotos que vinha em direção ao sul do Brasil parece que desviou a rota. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, que monitora a proximidade da nuvem vinda da Argentina em direção a Fronteira Oeste do estado, o avanço da frente frio e chuva na região fez com que os insetos continuassem na terra dos hermanos.
Segundo informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o monitoramento por parte do governo é feito com troca de informações constantes com a Argentina e técnicos da secretaria na Fronteira Oeste.
“Ficamos em contato com a Senasa [serviço de sanidade da Argentina], nossos técnicos na fronteira, a rede de escritórios da Emater, que atua nessa vigilância e o contato com os produtores”, explica o fiscal agropecuário Ricardo Felicetti, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS.
O último boletim divulgado pelo governo argentino informava que a localização da nuvem era imprecisa. “Com dia nublado e temperaturas mais baixas, ainda não se registrou o movimento da nuvem”, diz.
Fonte:Bahia.Ba