Gusttavo Lima é reconhecido pela República Dominicana por promover bachata no Brasil
No repertório de Gusttavo Lima, o gênero aparece na música Milu, um dos últimos sucessos do “Embaixador”, que bateu 280 milhões de visualizações no Youtube.
Sem tempo para polêmicas, apenas para comemoração. O cantor Gusttavo Lima foi reconhecido pela Embaixada da República Dominicana no Brasil como um dos artistas que promovem a bachata, ritmo originário do país, que é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco.
O sertanejo recebeu a condecoração em uma cerimônia íntima na última segunda-feira (2), com o embaixador dominicano Alejandro Ariasza.
A bachata passou a ser um gênero bastante explorado por sertanejos, forrozeiros e cantores de arrocha nos últimos tempos. O gênero surgiu na década de 60, e em sua composição apresenta influências outras influencias musicais como o bolero, chá-chá-chá e tango. Ele é marcado por uma pegada lenta e sensual, mas também mostra a percussão forte e se aproxima do que chamamos no Brasil da sofrência, com letras que trazem a bebida e o amor.
No repertório de Gusttavo Lima, o gênero aparece na música Milu, um dos últimos sucessos do “Embaixador”. O artista ainda chega a mencionar o ritmo com a frase “bachata feeling”. A música “Milu” estreou em 1° lugar nos “em alta do YouTube”, e atualmente conta com 280 milhões de visualizações na plataforma.
Alguns conhecedores do ritmo afirmam que o brasileiro se inspira em uma das grandes estrelas do gênero, Romeo Santos, que já teve a música ‘Proposta Indecente’ gravada pelos brasileiros Vina Calmon e Lucas Lucco.
As músicas ‘Quando a Bad Bater’, de Luan Santana, ‘Todo Mundo Vai Sofrer’, de Marília Mendonça, ‘Cem Mil’ de Gusttavo Lima, e ‘Bebida na Ferida’ e ‘Largado às Traças’ de Zé Neto e Cristiano, também trazem influencia do ritmo.
Apesar de aparecerem com destaque quando se fala em bachata no Brasil, a revista Rolling Stone Country aponta o cantor Raimundo Fagner como o primeiro a explorar o gênero, com a música ‘Borbulhas de Amor’.
Fonte: Bahia.ba