Laboratório Análise doa mil máscaras para a Prefeitura de Alagoinhas e fala sobre testes rápidos da COVID-19.
Já existe uma grande procura nos laboratórios da cidade pelos testes rápidos que detectam o coronavírus. Segundo Dr. Marcelo Villar, Diretor do Laboratório Análise, o mercado ainda está desabastecido e que espera receber os testes até o final deste mês. Por enquanto, o teste que está sendo realizado é o PCR- Polymerase Chain Reaction (reação em cadeia pela polimerase), com o uso de biologia molecular. Ainda assim, diz o diretor, em baixa escala e preferencialmente em pacientes com suspeitas claras da doença e sob prescrição médica.
Nessa terça-feira, 07/04, o Laboratório Análise fez uma doação de mil máscaras para a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, visando contribuir na proteção dos profissionais de saúde do município. “Sabemos que não é o suficiente, mas já ajuda, pois a dificuldade de adquirir esse principal EPI está imensa no país”. Comenta o Gerente Administrativo do Laboratório, Eduardo Borges. Nós conseguimos porque foi um pedido feito com antecedência. “Temos outros pedidos em curso e assim que chegar o próximo lote queremos distribuir, não só em Alagoinhas, como em outras cidades e entidades”, completa. A mesma quantidade também foi doada à prefeitura de Feira de Santana, onde já são 33 casos essa terça-feira, 07. “Nesse momento precisamos colaborar com os profissionais de saúde, pois são eles que vão tratar da nossa população e estão na linha de frente. Se o coronavírus é uma guerra, os soldados são as equipes de saúde”, afirmou Dr. Marcelo.
O teste por PCR, garante a precisão do resultado e é a mesma metodologia usada pelo Ministério da Saúde para contabilizar os números de infectados no Brasil. A questão é o prazo para o resultado que está de seis dias. Mas, enquanto não há o abastecimento dos testes rápidos no mercado, essa é a opção.
Pouco movimento nos laboratórios.
Todas as áreas, estão sofrendo com essa crise e não poderia ser diferente com o setor laboratorial. “O movimento nos Laboratórios caiu consideravelmente, mas no momento a preocupação maior está voltada à saúde da população”, disse o diretor.
O Gerente do Laboratório Análise, Eduardo Borges, comenta que a equipe está orientada para que tomem todos os cuidados necessários para proteger o ambiente de trabalho, pois, há clientes que precisam fazer seus exames regularmente.
Por:JivanildoBina.com