Meteoro deixa clarão no céu e é visto por moradores de três cidades baianas
Fenômeno atingiu camadas mais baixas da atmosfera; especialista diz que não há riscos.
Um meteoro deixou um clarão no céu das cidades baianas de Ipirá, Itaberaba e Ituberá, na noite de segunda-feira (26). Após o susto, moradores relataram nas redes sociais ainda terem ouvido um forte tremor de terra em Ituberá e região. Segundo informações da TV Bahia, o meteoro teria caído entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo.
Em entrevista à emissora, o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, afirmou que o fenômeno atingiu camadas mais baixas da atmosfera, aumentando a propagação do som e permitindo que a população pudesse sentir o impacto.
“O tremor é devido ao deslocamento de ar. É uma coisa que acontece, mas é mais raro. Quando há algum evento como esse, o que há de mais perigoso, o que causa mais risco, é o deslocamento de ar. As pessoas sentem como tremor de terra, mas ele treme paredes, janelas, não a terra em si, tanto que ele não é captado pelos sismógrafos. É da mesma forma quando sentimos um caminhão pesado passando pela rua”, explicou.
Ainda de acordo com ele, apesar de moradores ouvirem barulho e sentirem o tremor, a situação não apresenta risco, porque mesmo que um fragmento do objeto atinja alguma camada da Terra, a probabilidade de atingir pessoas ou povoados é muito baixa.
“Esse objeto de ontem não deve ser muito grande. Ainda não calculamos a massa, mas ele não deve chegar a um metro”, tranquilizou.
Fonte: Bahia.ba