O BLOG JIVANILDO BINA ENTREVISTA fonoaudiólogo Dr. Geraldo Antonio

 Blog Jivanildo Bina: Quem é Dr. Geraldo Antonio fonoaudiólogo?

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: Inhambupense, Fonoaudiólogo, torcedor do Bahia (RSRS) graduado em 2008 pela UNIME, especialista em audiologia e pai de Maria Fernanda.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Geraldo Antonio, o que o levou a escolher a profissão? Algo de curioso contribuiu para a sua escolha?

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: O gosto pela área da saúde sempre existiu na minha vida. A Fonoaudiologia é uma profissão nova e diante de tantas demandas visualizei uma oportunidade de usar do meu conhecimento para ajudar as pessoas.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Geraldo Antonio, há quanto tempo exerce a função de Fonoaudiólogo?

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: Há 12 anos.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Geraldo Antonio, o que é a fonoaudiologia e como ela se aplica na vida das pessoas e das crianças:

 Dr. Geraldo fonoaudiólogo: A Fonoaudiologia tem como objeto de estudo a comunicação humana e abrange as áreas da fala, audição, deglutição e saúde coletiva, portanto podemos atender demandas das diversas faixas etárias, da criança ao idoso, relacionadas às dificuldades na comunicação associadas tanto à qualidade da voz quanto a atrasos de linguagem de crianças; dificuldades de compreensão e expressão da linguagem, apresentadas por pessoas que cursaram com acidente vascular, traumatismos cranioencefálicos, doenças neurológicas ou perda auditiva, além de desordens da deglutição- dificuldade em engolir.

 

Blog Jivanildo Bina: Dr. Geraldo Antonio, quais os cuidados principais dos pais em relação à fala do filho e quando esses cuidados devem ser iniciados?

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: A faixa de aquisição da linguagem das crianças inicia-se aos dois anos de idade e deve ser completada por volta dos cinco anos, mas cada indivíduo apresenta um sistema de linguagem inato, próprio, podendo por isto, haver variações no período mencionado. É importante inserir a criança em atividades lúdicas inteligentes que estimulem o uso da fala como resposta e não apenas gestos a fim de substituir a televisão e o celular, com isto não quero dizer que é proibido utilizar-se da tecnologia no entretenimento às nossas crianças, porém, brincadeiras que estimulem o raciocínio, fala, concentração e memória devem preencher mais tempo na agenda das nossas crianças.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Geraldo Antonio,  quais sintomas devem levar os pais a procurar um profissional de fonoaudiologia?

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: Os pais e profissionais de saúde devem estar atentos aos bebês que não apresentam o balbucio, às crianças que não apresentam intenção de se comunicar ou socializar, àquelas crianças que mesmo ainda no início da fase de aquisição da linguagem demonstram uma irritação constante, não sorriem e o choro ou nervosismo é constante, o que pode indicar um transtorno no aspecto da comunicação ou ausência de estímulos linguísticos.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Geraldo Antonio, que recomendação você faria às famílias de crianças com síndrome de Down Brasil?

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: É importante não adotar o pensamento que estas crianças são incapazes, as mesmas podem passar pelas mesmas fases de aquisição da linguagem que crianças não portadoras da Síndrome de Down por exemplo, porém no tempo delas, ratificando o que afirmei em perguntas anteriores, cada indivíduo tem o seu próprio tempo, o importante é estimular desde cedo a linguagem destas crianças num trabalho integrado entre Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicopedagogia e família.

Blog Jivanildo Bina: Dr.Geraldo  Antonio, qual público deve procurar um fonoaudiólogo ? 

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: O público alvo da Fonoaudiologia pode estar entre qualquer faixa etária, da infância à geriatria. As demandas envolvem problemas na linguagem, voz, audição, deglutição e motricidade orofacial.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Geraldo Antonio atualmente em quais municípios você esta atendendo? 

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: Inhambupe (SUS), Alagoinhas e Esplanada (rede privada).

 Blog Jivanildo Bina: Dr. Geraldo Antonio, está feliz com a Fonoaudiologia no Brasil? Acha que é necessário avançar em algum ponto ou especialidade?

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: A Fonoaudiologia no Brasil é uma área nova comparada a profissões mais antigas como a Medicina e o Direito por exemplo. Em 09 de dezembro de 1981 foi regulamentada a profissão de Fonoaudiólogo. Na Bahia a criação dos cursos de graduação se deu em 1999. Ainda temos muito a avançar em pesquisas e em tornar conhecido para as pessoas o nosso papel, visto que muitas ainda acreditam que a Fonoaudiologia está relacionada apenas a “troca de letrinhas”, porém, estamos saindo cada vez mais do estigma de uma profissão com métodos de terapia baseados na tentativa e erro e comprovamos cientificamente que nossa conduta terapêutica é validada por estudos sérios e eficazes.

Blog Jivanildo Bina:Dr. Geraldo, Por favor, sinta-se à vontade para suas Considerações Finais:

Dr. Geraldo fonoaudiólogo: Gostaria de agradecer a oportunidade de esclarecer sobre questões da Fonoaudiologia. Você meu amigo Jivanildo Bina é uma pessoa sempre solícita a sua comunidade, conte comigo para o que precisar. Um grande abraço aos seus leitores. Fiquem com Deus! Obrigado! Abraços!

Por: JivanildoBina.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: