Partidos barrados pela cláusula de barreira articulam aprovação de federações partidárias
Partidos ameaçados pela cláusula de barreira, que deixará sem fundo partidário legendas que saíram pouco representativas das eleições deste ano (veja aqui), articulam a aprovação de um projeto para criar federações partidárias.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, legendas como a Rede e o PCdoB querem aprovar o texto que permitiria que as agremiações barradas atuassem como uma só. A medida preservaria o acesso que têm a recursos do Fundo Partidário, tempo de propaganda e estrutura para o trabalho legislativo. A proposta foi aprovada pelo Senado em 2015 e agora está na Câmara.
SEGUNDA VIA
As legendas ameaçadas pela cláusula ainda tentam outros caminhos. Enquanto o PCdoB de Davidson Magalhães conversa com o PPL de Uldurico Jr. para uma fusão, a Rede de Marina Silva pode se unir ao PPS, PV e aos movimentos RenovaBr e Agora!, esse último representado pelo apresentador Luciano Huck (veja aqui).
O PRTB, presidido na Bahia por Da Luz, deve garantir a sua sobrevivência sem fusões. Antes da eleição, ao Bahia Notícias, o dirigente estadual baiano falou que o partido deve usar como base de sustentação a exposição adquirida por meio do vice-presidente da República eleito, o general Hamilton Mourão (PRTB).
Fonte:Bahia Noticias