Placa do Mercosul é adiada para janeiro de 2020
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o adiamento também prevê novas regras: a troca de placas deixa de ser necessária em transferências de propriedade, por exemplo
Por Juliana Rodrigues
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou hoje (28) um novo adiamento para as placas do Mercosul. Agora, os estados e o Distrito Federal têm até o dia 31 de janeiro de 2020 para se adequarem ao novo padrão.
O novo processo de emplacamento foi adiado pela sexta vez. O prazo estabelecido anteriormente pelo órgão venceria neste domingo (30). Segundo o Ministério da Infraestrutura, o adiamento traz consigo regras simplificadas que prometem reduzir os custos das novas placas, como novas normas para credenciamento de estampadores que aumentam a concorrência.
Além disso, não será necessária a troca de placas em transferências de propriedade, como era exigido anteriormente. Agora, o padrão Mercosul só será obrigatório para veículos novos, no caso de veículos em circulação, em mudança de município ou estado, e se as placas forem furtadas ou danificadas.
O novo modelo já está em aproximadamente 2 milhões de veículos e em vigor em 7 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Fonte: Metro 1