Pudim de leite condensado: um clássico mais fácil de preparar do que você imagina
Prefere sem Furinhos?
Para um pudim bem liso o segredo é não incorporar ar na massa, para isso a massa precisa ser batida à mão, peneirada e descansar antes de ser assada. Prepare o caramelo depois que a mistura estiver pronta. Asse em temperatura baixa – 160 ºC por cerca de 1 hora e meia. E para um pudim ainda mais denso, use 2 latas de leite condensado na receita.
PARA O CARAMELO
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de açúcar
⅓ de xícara (chá) de água fervente
MODO DE PREPARO
1. Você vai precisar de uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio – ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
2. Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo. Vá mexendo com uma espátula, até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado.
3. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Em seguida, misture com a espátula, até formar uma calda lisa.
4. Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato ou luva térmica, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve e prepare a mistura do pudim.
Fonte: Informe Baiano