Rui critica negociata com Previdência: ‘Não vou negociar moeda com a vida do povo’
Governador afirmou que é hora de “tirar” o “bode na sala”, em referência a capitalização, e repudiou repasse de verbas apenas para quem apoia a reforma.
O governador Rui Costa (PT), um dos opositores à reforma da Previdência, criticou as negociatas para a aprovação do projeto, como liberação de verbas para aqueles que votarem a favor. “Constrangedor”, definiu ele.
“Esse negócio de ‘só vou dar dinheiro para quem votar com a Previdência’ me afasta. Não vou negociar moeda com a vida do povo. É constrangedor”, disse Rui, de acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.
Baseado em um estudo realizado por sua equipe sobre o impacto da reforma do governo Bolsonaro, Rui diz que em alguns pontos, ela onera as contas estaduais. O petista defende uma reunião com o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator do processo, para levar a análise e também as demandas do estado.
Sobre a capitalização, ponto polêmico no texto da reforma, Rui comparou a um “bode”. “Se demora [de tirar], o cheiro fica”:“Dizem que a capitalização é um bode na sala. Se é bode, passou da hora de tirar. Se demora, o cheiro fica.”
Rui deve propor a reunião com Moreira no Fórum de Governadores, que reúne os líderes dos 26 estados e do Distrito Federal, marcado para a próxima terça-feira (11).
Fonte: bahia.ba