Salvador-BA: Vereador propõe banho e tosa grátis para animais de estimação de pessoas em vulnerabilidade
Segundo Kiki Bispo, oferta gratuita dos serviços contribui para ‘sociedade mais compassiva e responsável’, além de dar qualidade de vida a animais e tutores.
Foi protocolado na Câmara Municipal de Salvador (CMS) um projeto de indicação que poderá viabilizar banho e tosa para animais de estimação cujos tutores estejam em situação de vulnerabilidade social.
Autor do projeto de indicação Nª69/2024, o vereador Kiki Bispo (União Brasil), líder do governo na CMS, propõe que a prefeitura encomende à Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis) um estudo de viabilidade para a oferta de tais serviços aos pets de tutores inscritos no CadÚnico.
Para justificar a proposição, o vereador considera que os pets “integram cada dia mais o berço familiar, sobretudo aquelas em situação de rua, onde tornam-se seus escudeiros fiéis e ajudam a superarem as adversidades do dia a dia”. Kiki cita ainda o crescimento do fenômeno “pet parent” – ou parentalidade de animais – no Brasil, onde 90% dos tutores consideram os animais como membros da família, e destaca que banho e tosa “são fundamentais para prevenir doenças de pele (dermatites e infecções), remover parasitas como pulgas e carrapatos, além de deixar o animal mais confortável e limpo”.
Em sua justificativa, o vereador afirma ainda que a oferta gratuita do serviço contribui para “uma sociedade mais compassiva e responsável”, além de proporcionar qualidade de vida aos animais e aos tutores.
Fonte: Bahia.ba