Salvador: Três pessoas são detidas por suspeita de abandonar 9 gatos em Piatã
Policiais militares conseguiram resgatar oito filhotes, que estavam com a mãe; ato é configurado crime.
Três pessoas foram detidas na noite desta quarta-feira (3) abandonando nove gatos na orla de Piatã, em Salvador. Elas foram flagradas por uma viatura da Polícia Militar que foi acionada por pessoas que testemunharam o ato, configurado como crime.
Oito filhotes e, possivelmente, a mãe foram deixados no local, conhecido como Colônia dos Gatos. Após darem voz de prisão aos três suspeitos, os militares conseguiram resgatar filhotes —a mãe fugiu. Os felinos haviam sido transportados numa caixa em um veículo conduzido por um dos suspeitos. As pessoas detidas foram conduzidas para a Central de Flagrantes, onde todas as medidas cabíveis foram adotadas, segundo a PM. O abandono ocorreu no mesmo dia em que cerca de 300 gatos que viviam na região foram levados para um abrigo. A medida foi imposta após a Justiça determinar que a Prefeitura de Salvador planejasse a retirada dos animais ali abandonados. “O abandono de animais é crime e está previsto na Lei 9.605/98”, lembra a major Érica Patrícia, comandante da Coppa (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental), responsável pelo flagrante.
“A Lei de Crimes ambientais não protege apenas animais silvestres e a vegetação nativa, mas também assegura os direitos de animais domésticos”, diz a major.
Fonte: Bahia.ba