Segundo os dados: Estupros de pessoas LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano
Foto: Elza Fiúza | Agência Brasil
A alta das notificações, no entanto, pode significar uma maior confiança para fazer a denúncia, o que pode ter sido motivado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de enquadrar homofobia na lei dos crimes de racismo, trazendo à tona violências que antes tinham dificuldade de chegar às autoridades.
Os números indicam ainda crescimento nas estatísticas de lesão corporal dolosa (intencional), que teve uma alta de 35%, passando de 1.271 para 1.719 ocorrências. Os registros de assassinatos também apresentara um aumento de 7%, saltando de 167 para 179. Em números absolutos, em 2021, foram registrados 448 agressões, 84 estupros e 12 homicídios a mais do que em 2020.
A qualidade geral dos dados de crimes contra pessoas LGBTQIA+ ainda é muito baixa no país, uma vez que muitos estados não têm uma rotina de monitoramento eficiente dos casos. Cinco deles, por exemplo, não apresentaram nenhuma informação sobre 2020 ou 2021. Entre eles, está a Bahia. Além de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Sul.
Fonte: Metro 1