Seis motivos para você tirar, de vez, o miojo da sua vida
O macarrão instantâneo é ultraprocessado e o consumo frequente pode gerar prejuízos à saúde, como pressão alta e colesterol ruim
FACEBOOK/REPRODUÇÃO
Embora a maior parte do sódio esteja no tempero pronto disponível para ser adicionado, o próprio macarrão não é uma opção saudável por ser cheio de aditivos, corantes artificiais e toxinas como, por exemplo, o glutamato monossódico.
O glutamato monossódico é um intensificador de sabor feito à base de cana-de-açúcar que pode ser indicado nos rótulos das embalagens: extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou E621.
O consumo frequente de macarrão instantâneo favorece:
1. Aumento da pressão arterial;
2. Problemas cardíacos;
3. Colesterol ruim;
4. Comprometimento renal;
5. Aumento de peso;
6. Síndrome metabólica.
A recomendação é de evitar ao máximo este tipo de refeição e optar por alimentos mais saudáveis e se possível preparados com pouco sal, como saladas frescas e legumes cozidos.
Como fazer um macarrão saudável rápido
Para quem está com pressa e precisa de uma refeição rápida, uma boa opção é preparar um macarrão tradicional, tipo espaguete, que fica pronto em menos de 10 minutos.
Ingredientes
1 dose de macarrão para 2 pessoas;
1 litro de água;
3 dentes de alho;
1 folha de louro;
2 tomates maduros;
1 colher de azeite;
orégano e sal à gosto;
queijo parmesão ralado para polvilhar.
Modo de preparo
Coloque a água numa panela e leve ao fogo para ferver. Quando a água levantar fervura, adicione o macarrão e deixe até cozinhar. Em outra panela, refogue o alho com o azeite e, quando o tempero estiver dourado, adicione os tomates cortados, a folha de louro e os temperos. Depois que o macarrão estiver completamente cozido, escorra a água e adicione o molho e o queijo ralado.
Para acrescentar valor nutricional, acompanhe com uma salada de folhas verdes e cenoura ralada.
Fonte: Metrópoles