Sergipe: Rivais na sucessão presidencial, PL e PT serão aliados no segundo turno
Após ter candidatura indeferida ainda no primeiro turno, Valmir de Francisquinho (PL) anunciou apoio a Rogério Carvalho (PT).
Adversários no plano federal – com o confronto entre o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -, bolsonaristas e lulistas serão aliados no segundo turno na eleição para governador de Sergipe. De fora da disputa devido a um processo de improbidade administrativa de 2018, Valmir de Francisquinho (PL) anunciou o apoio no segundo turno ao candidato do PT, Rogério Carvalho, atualmente senador (na foto, com o microfone).
Enquanto era candidato, Valmir foi apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). “Quando só restam dois lados, precisamos avaliar qual o melhor rumo e seguir. Eu não posso deixar que as bandeiras partidárias sejam maiores que a minha vontade de mudar Sergipe”, afirmou o bolsonarista, no Instagram. “Irei votar em Rogério Carvalho para governador por entender que entre ele e Fábio, só ele representa a mudança. Para presidente, sigo com Bolsonaro mantendo a minha fidelidade partidária.”
O outro concorrente no segundo turno é Fábio (PSD), correligionário do atual governador sergipano, Belivaldo Chagas (PSD). O candidato do PL era líder nas pesquisas, mas teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 29 de agosto. O bolsonarista recorreu ao Supremo Tribunal Federal, que rejeitou o recurso em 1º de outubro. Os votos dados ao candidato impugnado foram totalizados como nulos.
Rogério Carvalho afirmou, via redes sociais, que “Valmir sabe que nós somos a oposição em Sergipe e nós respeitamos a figura dele como uma importante liderança que representa a região agreste de Sergipe, especialmente (a cidade de) Itabaiana”.
Fonte: De informações do G1