Venda de veículos usados cresce 63% no primeiro semestre
O setor de veículos usados totalizou 7,3 milhões de unidades comercializadas no acumulado de janeiro a junho deste ano – alta de 63% frente a igual período de 2020. Para a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o resultado foi causado principalmente pela base de comparação baixa. E os 4,5 milhões de veículos negociados no primeiro semestre do ano passado foram consequência direta da a primeira onda da pandemia do novo coronavírus.
“A chegada da pandemia de Covid-19 fechou concessionárias e lojas independentes, comprometendo muito as negociações de usados nos meses de abril e maio, em todo o Brasil. Além disso, grande parte dos departamentos estaduais de Trânsito estavam com operações limitadas”, disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
Em junho, foram vendidos 1.337.656 veículos usados, contra 744.642 do mesmo mês de 2020. Já maio deste ano apresentou desempenho semelhante, com 1.326.057 transações.
O maior destaque no mês passado ficou com o segmento automóveis e comerciais leves, que escoou 993.199 unidades. Segundo Assumpção Júnior, este setor permanece aquecido – e com pouca disponibilidade no mercado, “em função das dificuldades (de falta de insumos) que a indústria vem enfrentando na produção dos zero km.”
Fonte: Bahia.ba