Vídeo com reunião do ‘gabinete paralelo’ de Bolsonaro mostra discurso antivacina
Nas imagens aparecem a médica Nise Yamaguchi, o ex-ministro Osmar Terra e o virologista Paulo Zanoto, entre outros participantes.
O portal de notícias Metrópoles revelou nesta sexta-feira (4) vídeos que mostram o chamado “gabinete paralelo” orientando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a ter cautela com vacinas sobre a Covid-19. A médica Nise Yamaguchi, o ex-ministro Osmar Terra e o virologista Paulo Zanoto aparecem nas imagens junto com outros participantes
“No contexto da vacina, a gente tem que tomar extremo cuidado”, diz Zanoto ao microfone diretamente a Bolsonaro, em vídeo que data de 8 setembro de 2020, de acordo com o site.
“O Brasil tem uma variedade genética promissora, que faz a população brasileira, provavelmente, uma das grandes mecas no desenvolvimento de vacina. A gente tem que tomar um cuidado enorme com isso”, prossegue ele. “Não tem condição de qualquer vacina estar realisticamente na fase 3”, prossegue o virologista.
Bolsonaro endossa seu discurso antivacina. “Mesmo tendo aprovação científica lá fora, tem umas etapas para serem cumpridas aqui. Você não pode injetar qualquer coisa nas pessoas, muito menos obrigar”, responde o preidente. Zanoto, então, diz que enviou uma carta a Arthur Weintraub sugerindo a criação de um “shadow board” (gabinete das sombras, em tradução livre). As imagens continuam, mostrando Bolsonaro falando sobre vacinas a uma sala cheia de pessoas, nenhuma delas usando máscara. Assista ao vídeo:
🚨 Exclusivo! O Ministério Paralelo em ação. Vídeos comprovam aconselhamento feito por médicos a Bolsonaro em pleno Palácio do Planalto. Enquanto emails da Pfizer seguiam sem resposta, grupo levantava desconfiança sobre vacinas e tinha Osmar Terra como "padrinho".
🎥:@SamPancher pic.twitter.com/kxR5tNLlFp
— Metrópoles (de 🏠) (@Metropoles) June 4, 2021
Fonte: Bahia.Ba