Haddad cresce em pesquisa ‘apoiado por Lula’; Bolsonaro ainda lidera
Bolsonaro cai a 20% e Haddad sobe para 11%, conforme levantamento do instituto Ipespe
Pesquisa realizada pelo instituto Ipespe e divulgada nesta sexta-feira (15) pela XP Investimentos revela que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) fica na liderança da disputa presidencial. No entanto, em cenário com o apoio do ex-presidente Lula, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, cresce.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentadas opções de nomes aos entrevistados, Bolsonaro tem entre 22% e 21% das intenções de voto. O deputado é seguido pelos ex-ministros Marina Silva (Rede), com 13%, e Ciro Gomes (PDT), com 10% ou 11% a depender do cenário.
Depois surge o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, e o senador Álvaro Dias (Podemos), com 6%. Só então parece o ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad, com apenas 2%.
Porém, é Haddad que aparece com maior potencial de receber votos herdados de Lula, que pode ser barrado da eleição pela Lei da Ficha Limpa. No cenário em que a XP apresenta o ex-ministro “apoiado por Lula”, Bolsonaro cai a 20%, Haddad sobe para 11% e fica à frente de Marina (10%), Ciro (9%), Alckmin (8%) e Álvaro (6%).
O levantamento foi feito entre os dias 11 e 13 de junho, por meio de mil entrevistas telefônicas, com margem de erro de 3,2 pontos percentuais. O número de inscrição no TSE é BR-07273/2018.
Fonte:Bahia.ba