Estudo mostra que adolescentes de faixas carentes estão mais obesos
Pesquisa da Fiocruz em parceria com a Escola de Nutrição da Ufba também aponta que aumento de sobrepeso foi registrado entre jovens de todos os níveis socioeconômicos
Por Juliana Rodrigues
De acordo com a pesquisa, as condições de obesidade e desnutrição estão presentes principalmente nos estudantes de escola pública, que ainda apresentaram um aumento dos índices de excesso de peso nos últimos anos.
A chamada dupla carga de má nutrição, quando a desnutrição e obesidade se apresentam simultaneamente, afeta uma parcela pequena dos estudantes (menos de 1%). No entanto, a condição demonstra que nem sempre uma melhoria nas condições socioeconômicas de vida vem acompanhada de maior qualidade nutricional.
O aumento de sobrepeso foi registrado entre os adolescentes de todos os níveis socioeconômicos. Segundo o estudo, os adolescentes oriundos de escolas privadas têm maior chance de desenvolver excesso de peso em relação aos estudantes da escola pública. No entanto, a diferença entre os grupos foi sendo reduzida. Entre 2009 e 2015, enquanto o índice de adolescentes com excesso de peso na rede privada permaneceu inalterável (28,7%), a taxa entre os da rede pública aumentou de 19% para 23,1%.
Fonte: Metro 1