Decreto proíbe montar e acender fogueiras durante o São João
De acordo com a prefeitura, especialistas em saúde alertaram que a fumaça causa irritação nas vias aéreas e torna o organismo mais vulnerável ao novo coronavírus.
A prefeitura de Mata de São João decidiu vetar fogueiras durante o São João. A proibição de montar e acender fogueiras está fixada no decreto 812, publicado na segunda-feira (14), que também prorroga, até o dia 21, o toque de recolher, assim como o fechamento de bares, restaurantes e comércio às 22h.
De acordo com a prefeitura, a medida visa proteger a população de fumaças e gases tóxicos. Especialistas ouvidos pelo município indicam que a fumaça das fogueiras causa irritação nas vias aéreas e torna o organismo mais vulnerável à entrada do coronavírus e ao agravamento de quadros de pacientes que já estejam infectados.
O inspetor da polícia municipal de Mata de São João, George Chimada, pediu a colaboração da população às medidas. “Faremos uma fiscalização rigorosa, mas temos certeza que podemos contar com a colaboração da população. Preciso que todos sigam os protocolos e denunciem quem não seguirem”.
Assim como o governo estadual e a prefeitura de Salvador, gestores da Região Metropolitana e do interior demonstram preocupação com o impacto das festas juninas no interior. Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá revelou o receio de que aumento de demanda semelhante ao registrado após a Semana Santa cause um colapso na rede de saúde do estado.