Conheça todos os benefícios da natação para o bebê
Especialistas recomendam que eles comecem a nadar a partir dos dois meses
A natação estimula as crianças a se desenvolverem física e mentalmente. Isso ocorre porque a água fornece às crianças novos estímulos que elas não têm chance de experimentar em um ambiente doméstico.
Em média, até 6-8 meses de idade, o reflexo fetal persiste, que infelizmente desaparece. Esse reflexo se manifesta no fato de que as crianças não têm medo de água e não abrem a boca quando mergulham. As crianças de dois meses podem ser os “nadadores” mais jovens. Mais e mais escolas estão sendo criadas, nas quais as crianças aprendem a nadar sob a orientação de especialistas. Pode ser muito vantajoso para o bebê porque:
- Estimula o desenvolvimento motor
- Desenvolve o vínculo entre pais e filhos
- Afeta a coordenação dos movimentos
- É uma ótima ginástica para músculos e articulações
- Apoia o processo de reabilitação em crianças com problemas no sistema osteoarticular
- É utilizado na prevenção de doenças da coluna vertebral
- Proporciona entretenimento, diversão e novas sensações
- Quando devo levar meu bebê para a piscina?
Na natação para bebês, a temperatura da água é de grande importância. Uma criança não é capaz de regular sua temperatura corporal até 6 a 12 meses; portanto, se a água estiver fria, ficará muito fria para o bebê.
A água da piscina deve ser de pelo menos 30° C para que o bebê sinta-se confortável. Se a criança começar a tremer de frio, tire-a da piscina o mais rápido possível. No entanto, não cometa outro erro de superaquecer o corpo do bebê em uma piscina acima de 37,7 ° C.
A alta temperatura não é recomendada para crianças menores de cinco anos de idade. As crianças pequenas superaquecem mais rápido que os adultos e, como resultado do calor sentido, elas podem ter batimentos cardíacos mais rápidos e outras complicações.
A primeira visita de um bebê à piscina pode ser uma experiência difícil para ele. Além de novas experiências relacionadas a estar na água, a criança experimenta outras visões e ruídos diferentes do habitual. Para minimizar o desconforto do bebê, você deve levá-lo para a piscina de manhã, quando há relativamente poucas pessoas na água.
O bebê na piscina deve usar fraldas. Além da fralda, você pode colocar um maiô ou cueca de banho especial para o bebê, mas isso não é necessário. Também vale a pena comprar acessórios infláveis que ajudam os bebês um pouco mais velhos a ficarem na água e se divertirem perto dos pais. No entanto, eles não são necessários.
Natação para bebês: como ensinar um bebê a nadar?
Aqui estão as diferentes técnicas para ensinar os bebês a nadar e nutrir seus reflexos de natação:
- Salto: Segure o bebê nos braços e entre na piscina. Entre na água lentamente até que o bebê esteja na metade da água. Permita que o bebê sinta a água. Salte suavemente para cima e para baixo com o bebê nos braços.
- Balançando: Segure o bebê reto e mova-o para frente e para trás na água. Isso ajuda a familiarizar a criança com a sensação de se mover na água.
- Mergulho frontal: Coloque o bebê nos braços, de costas para você. Gentilmente mova a cabeça para a frente para que ela mergulhe na água. Afaste-se imediatamente. O mergulho frontal habitua a criança a entrar em contato com a água de frente.
- Flutuante: Coloque uma mão no peito do bebê e outra sob as pernas e segure o bebê horizontalmente com a barriga tocando a água. Remova gradualmente a mão para deixar o bebê flutuar. É provável que o bebê mova as mãos e os pés instintivamente, nade e fique acima da água. Mantenha sua mão perto do bebê como medida de segurança.
A natação para bebês é um excelente exercício e pode manter um bebê saudável. Mas nunca deixe o bebê sozinho em uma piscina, pois ele não sabe nadar sozinho.
Meu bebê pode nadar no mar?
Evite levar seu bebê ao mar pelo menos até que ele se torne uma criança pequena. A água nas margens não são calmas como em uma piscina. Correntes e marés pesadas de água certamente dificultam a natação.
Fonte :Metrópoles –Mil Dicas de Mãe.