Converso até com a Folha, quem dirá com o futuro presidente da Argentina, diz Bolsonaro

Foto: Divulgação

Alberto Fernandez venceu as prévias na Argentina

Defensor da reeleição de Mauricio Macri na Argentina, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que manterá o diálogo com Alberto Fernández caso ele vença a disputa presidencial em outubro. “Eu converso até com a Folha de S.Paulo, quem dirá com o futuro presidente da Argentina”, afirmou o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta sexta-feira (16). Embora tenha dito que manterá o diálogo com o país vizinho mesmo se uma aliança de esquerda vencer as eleições presidenciais, Bolsonaro disse que não partirá dele a aproximação.

“Estamos dispostos. Ele que vai ter que dar um sinal. Quando eu tomei posse, falei que ia manter a democracia, a liberdade, abrir o mercado, respeitar as religiões. É o que eu estou fazendo”, afirmou. Na Argentina, a chapa de oposição liderada por Alberto Fernández, que tem a ex-mandatária Cristina Kirchner como vice, venceu com larga vantagem as primárias presidenciais no domingo (11). O primeiro turno da eleição ocorre em 27 de outubro. O cenário provocou uma disparada do dólar alta dos juros e queda da Bolsa.

Bolsonaro tem feito duras críticas à possibilidade do retorno do kirchnerismo à Casa Rosada. Ele tem comparado a situação à da Venezuela e sugerido que haverá uma onda migratória de argentinos para o Sul do Brasil caso a chapa opositora vença a disputa. “O mercado deu um sinal de que não vai perdoar a esquerda na Argentina novamente. O pessoal vai tirar de lá. Os empresários não vão mais investir na Argentina.” O presidente voltou ainda a falar sobre a permanência do Brasil no Mercosul em caso de vitória de Fernández. Bolsonaro lembrou que o kirchnerista já visitou Lula em Curitiba e que afirmou ser uma injustiça a situação do ex-presidente brasileiro.

Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: