ENTREVISTA COM O PRÉ CANDIDATO A PREFEITO RAFAEL DIAS DE INHAMBUPE-BA.

Rafael Dias é uma das lideranças de um grupo que tem se destacado no cenário político de Inhambupe, quer seja pelas ações sociais que têm desenvolvido, principalmente nas comunidades rurais, como também pela performance nas últimas eleições de 2018. Sempre teve participação junto aos movimentos artísticos, culturais, religiosos de Inhambupe. Graduado em Administração pela UNEB, Direito pela Faculdade 2 de julho, construiu relações políticas e acumulou experiência e conhecimento da administração pública tanto do legislativo quanto do executivo, nas esferas federal e estadual. Exerceu Assessoria Especial na CERB, cargo de Superintendente Parlamentar da ALBA, Assessor Parlamentar em Brasília, Superintendente do Patrimônio da União na Bahia, Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia – SDE e Assessor Especial da Secretaria de Relações Institucionais do Governo – SERIN. Sempre atuou como um articulador e nunca concorreu a mandato eletivo público. Atual presidente do PDT de Inhambupe, Rafael Dias diz estar preparado para disputar as próximas eleições para prefeito de Inhambupe.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias, quando você realmente ingressou na política?

Rafael Dias: Nós fomos educados com a doutrina de que a política era coisa de gente poderosa, de gente rica. Esta sempre foi a estratégia da elite dominante brasileira para manter o povo distante dos processos de decisão. Quando fui Diretor do SINDAE (Sindicatos dos Trabalhadores em Água e Esgoto do Estado da Bahia), em 1988, enfrentamos muitas dificuldades para garantir conquistas e direitos da categoria. Acompanhei vários dissídios coletivos e percebi como os Tribunais, na maioria das vezes, decidiam contra os interesses dos trabalhadores. Aprendi ali que a luta pelos direitos e garantias sociais era uma realidade, e que a correlação de forças, entre o poder econômico e a mão de obra, a produção, era desfavorável para os trabalhadores e que essa correlação só poderia ser alterada através da política. Então resolvi me filiar ao Partido dos Trabalhadores, em 1990 e a partir daí comecei a participar ativamente dos processos eleitorais, municipal e estadual, principalmente das eleições estaduais onde construí a relação político-institucional que tenho hoje.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias, Qual a importância dessa Pré-candidatura a prefeito de Inhambupe?

Rafael Dias: Eu não diria que ela é importante e sim que ela representa o sentimento de uma parcela significativa dos inhambupenses que já acompanha o nosso trabalho, sabe da nossa responsabilidade e compromisso com um projeto de desenvolvimento, de mudanças estruturais na forma de fazer política, na relação do poder público com a sociedade. É importante dizer que não sou pré-candidato de mim mesmo, mas sim de um grupo que me confiou essa missão, portanto represento um coletivo. Por isso mesmo estou dialogando com os demais setores da sociedade civil organizada, movimentos sociais, pessoas que possam e queiram contribuir na construção desse projeto. Sei o que posso fazer e tenho a certeza, juntos podemos fazer muito pela nossa cidade, entretanto é necessário a confiança e autorização do povo.

Blog Jivanildo Bina: Quais foram suas conquistas durante a sua história de vida e luta por Inhambupe?

Rafael Dias: É comum que as pessoas saiam para estudar e trabalhar e muitas vezes acabam perdendo os vínculos com suas origens. Sempre tive o cuidado de não perder esta referência, tudo que fiz na minha vida está ligado à minha cidade. Quando estive na CERB (Companhia de Engenharia Rural da Bahia), por exemplo, sempre atuei priorizando e liberando vários projetos para o nosso município tanto demandado pelas associações e até mesmo pela Prefeitura. A partir de 1998, o programa Luz no Campo foi gerido pela CERB por vários anos e nesse período conseguimos aprovar na Coelba projetos de muitas comunidades e levar energia elétrica para muitas famílias. A construção dos Sistemas de Abastecimento d’Água nas comunidades de Candeal, Colônia Nova, Limoeiro, Cutias e Tanquinho e Mocambo (em construção). Entrega de Tratores e implementos agrícolas para pequenos produtores rurais. Essas ações sempre foram priorizadas atendendo à solicitação dos moradores dessas comunidades através das Associações. Além das emendas parlamentares destinadas ao nosso município.

Blog Jivanildo Bina: Na história política de Inhambupe, percebemos que o município perdeu oportunidades de avançar em um caminho de prosperidade em diversos seguimentos, você acredita que essa situação acontece por falta de uma representação compromissada com uma visão de futuro, que venha buscar projetos nos governos Estadual e Federal. O que você tem a dizer sobre isso?

Rafael Dias: Eu acredito que as lideranças e os projetos fazem a diferença sim na história de uma cidade. Inhambupe teve, num passado recente, seus momentos de crescimento e estagnação econômica, entretanto não conseguiu ultrapassar a média, ou seja, não sustentou esse crescimento ao ponto de criar novas oportunidades e assim melhorar a vida das pessoas. Hoje estamos bem abaixo da média, no pior momento, 70% da população vive com menos de um salário mínimo, e é claro que a perda de oportunidades e a falta de uma visão desenvolvimentista contribuíram para tudo isso. Precisamos ter em evidência que Inhambupe é uma cidade quarto-centenária, portanto é uma cidade histórica, embora alguns símbolos já tenham sido apagados, tem mais de mil e duzentos quilômetros quadrados de terras férteis, portanto tem duas características que já lhe trazem uma vocação natural para a agricultura e também turismo. Está sobre um dos maiores aquíferos do Nordeste, o aquífero São Sebastião. Estes elementos, essas condições intrínsecas, são pilares para elaboração do projeto desenvolvimentista sustentável que queremos para Inhambupe, com geração de emprego e renda, criando oportunidades para os jovens e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Não adianta só ir buscar ajuda nas esferas estadual ou federal para fazer mais do mesmo, mas sim buscar programas e recursos que potencializem o nosso projeto de desenvolvimento e assim transformar Inhambupe numa cidade melhor para seus munícipes, uma cidade que as pessoas queiram visitar e que seus filhos, que moram fora, sintam-se estimulados a estarem sempre de volta à sua terra.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias com quais Deputados Estadual e Federal você está ligado hoje e o que os mesmos tem feito ou pretende fazer por Inhambupe?

Rafael Dias: Costumo dizer que somoso  a soma e o resultadodos dos nossos relacionamentos. Na minha trajetória política construí uma relação de respeito e parceria com O deputado federal Josias Gomes, hoje licenciado e para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural, onde realiza um excelente trabalho. Josias é o deputado com quem eu e também as demais lideranças do nosso grupo temos uma relação mais direta há muito tempo. Por isso é o deputado federal que tem mais serviços prestados ao nosso município através dessa relação política. Além das obras anteriormente citadas, que foram ações diretas através das associações relaciono algumas obras através de convênios com a prefeitura: construção do Posto de Saúde da Amarela/Lagoa Seca, ampliação e reforma do Posto de Saúde da Comunidade de Baraúnas, reforma dos PSF Waldemar França, Comunidades de Lagoa e Colônia. As quatro quadras cobertas e as três Creches Tipo A, do Pró-infância, que até hoje estão sem concluir, foram emendas colocadas no FNDE. O Sistema Integrado de Abastecimento D’Água do Boqueirão que atende a oito comunidades, da Lagoa até a Boa Vista, melhorando a vida de mais de duas mil famílias. O nosso compromisso é ampliar as ações em outras áreas. Tenho também uma forte parceria com o Dep. Federal Félix Mendonça Júnior, presidente estadual do nosso partido, PDT.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias, qual é sua avaliação da Gestão do Prefeito Nena no geral?

Rafael Dias: Uma gestão autoritária e fraca ao mesmo tempo. Autoritária na forma e fraca na eficiência. Esse é o sentimento das pessoas com quem tenho conversado, esse é o sentimento que o povo tem manifestado à respeito. O prefeito prometeu demais na campanha, garantiu o que sabia que não poderia cumprir, gerar centenas de postos de trabalho, assumiu compromissos com a educação, cultura, criticou os ex-gestores, chamou-os de incompetentes. E o que vemos hoje, quase quatro anos depois? A farra de empregos na prefeitura. O prefeito teve suas contas rejeitadas por que, dentre outras irregularidades apontadas no relatório do TCM, descumpriu o Limite Prudencial de Despesa com Pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,3% da Receita Corrente Líquida, e gastou quase 64%. A cultura, acabaram-se as festas tradicionais. O esporte, nenhum campeonato. A educação continua com o pior IDEB da região, e a redução drástica das linhas do Transporte Escolar, estimulou ainda mais a evasão de alunos para os municípios vizinhos. A saúde agoniza do mesmo jeito. Inhambupe ocupa o segundo lugar, na região, na taxa de mortalidade infantil. Outra situação muito grave está acontecendo em relação aos servidores públicos do município, o prefeito não está cumprindo as obrigações sociais, não está recolhendo as contribuições previdenciárias junto ao INSS. Quando estas pessoas forem se aposentar serão informadas que o prefeito recolheu e não repassou seus impostos, isso, além de se caracterizar crime de apropriação indébita previdenciária é uma perversidade com o nosso povo. O município está totalmente inadimplente. Inhambupe parou no tempo.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias, como você avalia a câmara de vereadores de Inhambupe?

Rafael Dias: É natural que todo governo procure fazer maioria no parlamento, ainda assim o parlamento deve zelar pela sua independência e garantir o interesse do povo. Entretanto, a Câmara, nesse quadriênio, passou a ser uma extensão do Poder Executivo, ou seja, a câmara transformou-se num setor de homologação dos atos do prefeito. É triste, mas é a realidade, a Câmara de Vereadores de Inhambupe abdicou do seu poder de legislar, de fiscalizar, de cobrar ações propositivas do executivo. Certamente também irá aprovar as contas rejeitadas do prefeito.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias com a arrecadação do município de Inhambupe hoje, é possível atender as demandas do município?

Rafael Dias: Bem, para mim existem algumas demandas que não estão diretamente vinculadas à arrecadação do município. Portando vou entender demanda aqui como serviços públicos essenciais. A maioria dos municípios vivem basicamente das transferências constitucionais, federal FPM, FUNDEB, mais os recursos dos blocos da saúde e assistência social e estadual ICMS e IPVA. Inhambupe faz parte dessa maioria e tem uma arrecadação em torno de 72 milhões por ano que dá uma média de 6 milhões por mês, incluindo as receitas próprias, IPTU, ISS, IR e demais taxas. É preciso fazer um plano de gestão para manter equilíbrio das contas, gastar de acordo com as receitas, cumprir os índices de educação e saúde. A partir daí é possível sim oferecer serviços públicos que atendam bem à população.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias você hoje é um dos representantes do governo do estado aqui no município e tem bom trânsito com o Governador, quais são os investimentos e as expectativas futuras do estado para Inhambupe?

Rafael Dias: A nossa caminhada política tem o compromisso de produzir uma agenda positiva para Inhambupe, e esse bom trânsito no governo será muito importante para o nosso plano de desenvolvimento. O grande programa do Governo da Bahia que irá trazer muitos investimentos para o nosso município é o BAHIA PRODUTIVA. Esse programa tem recursos garantidos pelo Banco Mundial e consiste em garantir sustentabilidade e a inclusão socioprodutiva para as famílias das comunidades rurais. Como afirmei antes, nós temos uma vocação agrícola e vamos explorar esse potencial, esse programa vai nos possibilitar ampliar a cadeia produtiva aumentando a renda das famílias nas comunidades. Já iniciamos o cadastramento de algumas associações de pequenos produtores na SDR as quais já estarão aptas a participarem dos editais. Nossa tarefa será a de preparar o município para acolher os benefícios desse programa.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias, como Você ver a conjuntura Política de Inhambupe para esse pleito de outubro esse blog JivanildoBina.com, está acompanhado os bastidores políticos e ver a oposição em campos separados, não estão falando a mesma língua, como está a sua articulação no processo de unificação da oposição para derrotar o projeto atual?

Rafael Dias: A construção de um projeto passa pela discussão e participação das lideranças e a inclusão de suas demandas. Estamos numa conjuntura política municipal bem diferente de quatro anos atrás, existe mais espaço no cenário o que permite surgimento de novos atores. É legítimo que as oposições, composta por grupos distintos, possam lançar mais de um pré-candidato (a), entretanto o diálogo, com humildade, e a unificação do discurso deve prevalecer em nome do interesse coletivo do município.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias com o fim da coligação na proporcional a tendência é diminuir a quantidade de partidos na disputa. Para os presidentes de partidos e lideranças foi preciso ter um jogo de cintura para mapear os candidatos a vereador no município. Qual a sua análise sobre o novo modelo desse ano?

Rafael Dias: Felizmente a minirreforma eleitoral corrigiu uma injustiça. A coligação proporcional era uma aberração eleitoral, pois não traduzia a expressão da vontade popular, sobretudo no parlamento que é a casa do povo. Foi o instituto da coligação proporcional que gerou tantos partidos. Quanto à busca por nomes nós já trabalhávamos com uma relação das lideranças que poderiam compor os quadros de pré-candidatos. A nova regra irá exigir boa performance individual, mas é democrática, elege-se quem tem maior número de votos.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias, estamos passando por uma pandemia do coronavírus. O que você tem feito nesse momento de tantas incertezas e o que mudou de sua rotina?

Rafael Dias: A minha rotina mudou muito. Continuo trabalhando, agora mais em casa. Sinto falta das visitas às comunidades como fazia sempre, falta do contato com as pessoas, falta dos amigos. Mas continuamos as nossas ações para levar mais benefícios para o nosso povo, ações também de assistência à famílias carentes, respeitando as limitações de mobilidade imposta pelo isolamento social.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias, qual a mensagem de esperança que você deixa para a população de Inhambupe nesse momento de pandemia do coronavírus?

Rafael Dias: Nesse momento muito difícil, quero me solidarizar com toda população da minha terra, principalmente as pessoas que tiveram suas atividades econômicas paralisadas, ou perderam postos de trabalho, também de modo especial com os profissionais da área da saúde, que se expõem diuturnamente. A pandemia impôs limites à humanidade, um vírus colocou o mundo de joelhos em poucas semanas. Portanto vamos cumprir as determinações das autoridades sanitárias. O isolamento social é, até agora, a mais segura forma de evitar a transmissão do vírus. Vamos cumprir essa determinação não só por nós, mas pelos que têm que trabalhar para garantir que nada falte aos que podem ficar em casa. Vamos continuar em oração pela cura. Vamos ter fé que quando tudo isso passar encontraremos um mundo melhor.

Blog Jivanildo Bina: Rafael Dias: Por favor, sinta-se a vontade para suas Considerações Finais:

Rafael Dias: Quero lhe agradecer, caro Jivanildo, pela oportunidade de poder falar com minhas conterrâneas e meus conterrâneos de poder expor pensamentos, ideias e ratificar a minha disposição de continuar lutando pelo nosso querido Inhambupe.

POR:JIVANILDOBINA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: