EXCLUSIVO – ENTREVISTA COM EX-VEREADOR MARQUINHO DA LAGOA DE INHAMBUPE-BA.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Quem e Marquinhos da Lagoa?
Resposta: Marcos Martins (Marquinhos da Lagoa), natural de Salvador, empresário, estudante do curso de direito, Pai de duas filhas Rachel de 11 e Helen de 20. Meus pais Irineu Batista dos Santos foi uns dos fundadores do partido PMBD (MDB) em Inhambupe, minha mãe Arlene Oliveira Martins é agricultora e de família simples. Já na infância fui criado por meus avós João José dos Santos e Camila Batista dos Santos no povoado da Lagoa município de Inhambupe onde cursei o ensino médio.
Já na idade dos 18 anos enveredei pela carreira militar onde passei 8 anos, mas preferi não dar seguimento, entrei na política efetiva através de um grande amigo George Silva, seguir várias orientações do mesmo e isso me conduziu ao legislativo em Inhambupe.
Sempre voltado para política optei ser vereador na cidade a qual me acolheu e após duas tentativas tive êxito em 2012 sendo eleito com 510 votos pelo partido PDT. Sempre fui destaque por ter um perfil destemido em todas as lutas em defesa das famílias humildes.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Quais as razões que levou o senhor a se afastar da luta política em seu município e na sua região da Lagoa?
Resposta: Amigo Jivanildo, continuo na política, mas aprendi respeitar o contraditório e a força das urnas, a minha região elegeu um vereador e no momento entendo que a vez de abordar e ajudar a população é dele, faço política 24 horas nos bastidores.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: A sua região da Lagoa vive uma situação delicada em nível de avanço, o senhor como um representante da atual gestão, diz o quê a respeito das ações que ainda não chegou a essa região, o que estar acontecendo?
Resposta: Não represento a atual gestão, por sinal ajudei desde o início a sustentar o projeto Nena, ainda lá atrás sustentava a necessidade de um gestor de pulsos firmes.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: O senhor foi derrotado na eleição de 2016, na próxima eleição de 2020 pretende sair candidato a vereador?
Resposta: Ainda é muito cedo para fazer um diagnóstico do que serei na próxima eleição, sei que não votarei no atual projeto, certamente vou participar do processo e até o presente momento vou concorrer ao executivo, com a nova lei eleitoral isso será muito bom para eleição de Vereadores e terei um nome a vereador forte para disputar.·.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Quais foram suas conquistas durante seu mandato de vereador para sua região e o município?
Resposta: Eu sofri várias retaliações na gestão que fui vereador, ainda assim conseguimos implantar internet em várias escolas municipais, máquinas e implementos agrícolas, fui juntamente com o vereador Jeovan buscar soluções para destravar o sistema integrado de abastecimento de Boqueirão junto a FUNASA, consegui por duas vezes consecutivas emendas de custeio para a saúde, conseguir uma emenda para pavimentação, consegui juntamente com os empresários da região cuidar das estradas vicinais com um olhar mais delicado, busquei junto a Secti um centro de inclusão digital que ficou emperrado na política partidária e acabou perdendo o projeto, ainda antes da minha saída estive com a senadora Lídice da Mata que liberou uma emenda para implantação de banheiros para famílias de baixa renda, que acredito está emperrado por falta de interesse, sempre cuidei da BA 400 estrada que por sinal foi uma obra de grande valia na gestão Euberto Luis, o assistencialismo esse fazia e continuo fazendo.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Na história política de Inhambupe, percebemos que o município perdeu oportunidades de avançar em um caminho de prosperidade em diversos seguimentos, essa situação você atribui por falta de uma representação compromissada com uma visão de futuro, que venha buscar projetos nos governos Estadual e Federal. O que você tem a dizer sobre isso?
Resposta: Nena é um homem que não podemos exigir demais, pois chegou ao seu estágio final. Como todo ser, ele tem limitações, e por isso impossibilita o diálogo e os avanços necessários.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Qual é sua avaliação da Gestão do prefeito Nena em geral?
Resposta: Amado por uns, odiado por outros e em busca de ser respeitado por todos, a figura do síndico é obrigatória para administrar a rotina de um condomínio. A função é equivalente a de nosso prefeito, sua tarefa é cuidar dos interesses coletivos e promover a harmonia entre os moradores. Vejo assim como o síndico de um condomínio. Ele quer governar só, não confia nos secretários e não delega poderes.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Como o Senhor avalia a atuação da Câmara de Vereadores de Inhambupe?
Resposta: A Câmara melhorou a estrutura física, mas o debate não acontece e a grande maioria é subordinado ao sistema que tentamos combater a anos.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: No início da gestão o senhor começou com uma onda de ataques nas Redes Sociais contra a atual gestão apontando vários erros etc., no entanto de uma hora para outra o senhor silenciou, o que aconteceu o senhor tem uma explicação para esse silêncio?
Resposta: Ajudei muito a gestão, meus alertas trouxeram a gestão pontos que deveriam corrigir, sempre faço apontamentos dos erros, acredito que funcionou.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: O Senhor é filiado a algum partido político no momento?
Resposta: Continuo no PRB de malas prontas para o PSB.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: O senhor tem ligação com algum Deputado Estadual e ou Federal?
Resposta: Sim, com dois deputados Marcelo Nilo e Marcelo Veigas.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: O que seus deputados já fizeram por Inhambupe ou o que pretendem fazer?
Resposta: Vou sentar e discutir a necessidade de Inhambupe a partir desse ano, e em cima da realidade discuti o que Inhambupe precisa.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Como o Senhor ver a conjuntura Política de Inhambupe para 2020?
Resposta: Inhambupe tem um sentimento diferente dos municípios próximos, as tratativas acontecem já às vésperas das eleições, e desta vez está sendo diferente, o povo já pedem um novo pois a atual gestão não passa o sentimento exigido nas urnas.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: O senhor acredita em nomes novos para prefeito em 2020 ou serão os mesmo de sempre, com o discurso de novo, porém com a cartilha velha no coração e na mente?
Resposta: Vai haver novidades sim, as urnas responderam que pretendem inovar.·.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Os bastidores da política local dizem que o atual prefeito não será candidato a reeleição, vai apoiar alguém do grupo em 2020, caso essa informação venha se confirmar, qual a sua opinião?
Resposta: Ele é candidato sim, pois conheço o seu perfil e irá perder a eleição porque centraliza o poder e não permite que seus aliados e liderados o ajudem, por outro lado tem grande dificuldade de fazer grupo, as pessoas não confiam no seu perfil, muda muito de opiniões e julga as pessoas sem ao menos conversar.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Recentemente a gestão trocou o Secretário de Saúde. Qual a sua avaliação da saúde em Inhambupe das duas últimas gestões e também para com a nova secretária?
Resposta: Não posso falar da nova secretária, o seu antecessor é péssimo como gestor, brinca com as pessoas e não gosta de gente, falta seriedade em suas ações. Quanto às gestões anteriores eu digo que tiveram dificuldades por conta das interferências políticas.·.
Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Qual a sua avaliação do governo Bolsonaro?
Resposta: Está cedo para avaliar.·.
Por favor, sinta-se a vontade para suas Considerações Finais: ·.
Inhambupe vem sofrendo com os últimos gestores, saímos de gestões que foram sucateadas por seus administradores, apostei em Nena e, no entanto não vi novidades em sua gestão, ainda procuro uma obra no município com recursos próprios e não vi. Perceba que as ações na sua maioria são de gestores passados, Creches, Escolas, e Pavimentações.
Desejo que ele delegue autonomia às pessoas sérias de sua gestão e tire poderes de pessoas que pouco poderá produzir.·.
Obrigado: Jivanildo Bina, essa sua nova missão está fazendo a diferença, sei da sua ousadia e de seu talento, não tenho dúvida que vai longe a seus objetivos, parabéns.
Achei muito interessante essa entrevista do ex-vereador Marquunhos da Lagoa. É sinal que de uma forma ou de outra, as vozes que são censuradas ou até mesmo silenciadas, acabam encontrando nas palavras do ex-vereador alguma resistência e esperança por dias melhores.
Como eleitor do atual prefeito NENA vejo em suas ações o continuismo de décadas. É uma mistura de decepção com descrença na sua administração.
Lamentavelmente, embora pouco visível, o município de Inhambupe ainda carrega os resquícios de cidade provinciana. As prioridades dos nossos governantes estão voltadas para os bois e cavalos nos pastos. As necessidades básicas da população ficam em último plano.
Seria interessante Givanildo que você abrisse uma enquete para saber quais dos sucessores da ex-prefeita Simone Nery foi o pior. Fica uma sugestão!