EXCLUSIVO – ENTREVISTA COM JHUNNER LUZ DE INHAMBUPE-BA.



 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Quem e Jhunner Luz fundador do grupo E.X.D (Explosion Dance)?

Resposta: Jhunner Luz é um Artista do Interior de INHAMBUPE, que fundou a E.X.D em 2012 com o objetivo de espalhar a Dança e sua Arte criada por conteúdos que inspira a Juventude e faz com que mais jovens acreditem na Arte exposta; Jhunner é um militante da cultura, amante da palavra e conhecedor do meio, assim como também cresceu por toda Bahia seu nome sendo visto por várias lideranças como o guerreiro da dança pra guiar uma equipe em diversos lugares e representar nossa terra agora chamada de E.X.D TEAM. Jhunner também é um exemplo para os jovens que participa do projeto dele, incentivando-os nos estudos, no dia a dia a serem jovens coerentes na sociedade buscando sempre o caminho do bem e da arte. Jhunner é um ARTISTA QUE AMA A CULTURA!


Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Quais as razões que levaram você a fundar esse grupo?

Resposta: A necessidade de ter uma arte dentro de Inhambupe que traga Jovens de comunidades como estrelas, que faça com que eles mostrem o talento e até a força de vontade de está ali participando do movimento. Criar esta equipe tem ajudado muitos que quiseram estar cientes sobre a vida e suas diversidades. E mesmo assim, também tivemos falhas como desistência de integrantes e até perda de integrantes que hoje não está em matéria, mas é a questão do destino, o importante é a razão maior de representar minha TERRA QUERIDA INHAMBUPE e fazê-los ARTISTAS assim como EU. .

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: O grupo E.X.D hoje é composto por quantos componentes?

Resposta:  21 ao total, de Bailarinos a Produção e possa que aumente pois estamos projetando CANAL de YOUTUBE e com isso estamos querendo abranger a dança e seus aspectos para diversos JOVENS E QUEM SABE ATÉ CRIANÇAS.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Qual o objetivo desse grupo?

Resposta:  O objetivo é representar INHAMBUPE. A E.X.D hoje é a equipe mais TOP da Bahia e chegar a este êxito não foi fácil, foi muito suor e luta para cada momento buscando colocar conteúdos e interações que dessem uma cara nova a Equipe, hoje estamos cada vez mais conscientes que devemos representar nossa terra, mesm ainda existindo a falta de incentivo, mas, aos poucos vamos conseguindo parcerias que nos suspende devagar e vamos seguindo esse objetivo maior.


Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Esse grupo além de se apresentar no município desenvolve outras atividades que trás benefício para nossa juventude?

Resposta:  Sim, o benefício é realmente fazê-los com que primeiro estudem, àqueles que não forem concluintes das atividades escolares e não tiverem boas notas não fazem viagens e também ficam de suspensão por apresentação, além disso, tem o diálogo sobre drogas, violência, meios ruins e fins que existem na sociedade e que, infelizmente, vem atingindo nossa juventude. A arte, ela prende dar forças para que eles possam ter uma boa base de diálogos. É incentivando todos eles a serem uma pessoa melhor, mesmo que um dia possa existir falhas, mas existe sempre o diálogo para rebater tais falhas.


Pergunta do Blog Jivanildo Bina: É possível lembrar os lugares que já se apresentaram nesse Brasil a fora?

Resposta:  71 cidades da Bahia, muitas delas estão ou na nossa página ou no nosso instagram, só sei que em todos esses lugares tivemos o prazer de ser aplaudidos de pé e sermos reconhecidos por grandes nomes, assim também como a MOSTRA CASA ABERTA INTERNACIONAL que pra gente foi uma grande representação que aconteceu em SALVADOR.

 Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Em todo esse tempo de existência do grupo cultural E.X.D. até hoje você tem tido apoio por parte das gestões, através do departamento de cultura que é vinculado a Secretaria de Educação?


Resposta:  Algumas vezes sim, no ano de 2018 a Secretaria nos ajudou com o PONTINHO DA DANÇA que é um marco de evento bem chamativo que agora ganhou nome entre as equipes BAIANAS, o Secretário foi bastante sincero em dizer para nós o que podia e o que não podia fazer. Gosto de gente assim que pelo menos não fica se escondendo para um apoio, ou então diz e não cumpre, ele não, o que prometeu cumpriu para com o nosso Evento. Esperamos que este ano possamos ser agraciados pois o evento é um SUCESSO BAIANO. Quanto ao quesito de roupagem e adereços sempre tivemos dificuldades, o apoio não é suficiente, a Sociedade como um todo precisa acredita na marca E.X.D e cooperar para que saíam do papel novos temas, inclusive já estamos nos preparando para em 2019 lançar um tema em agosto e, como sempre, será mais uma luta para que dê tudo certo, porque realmente não é fácil mais no final o espetáculo vale muito a pena assistir. Deixo aqui meus agradecimentos a todos que sempre nos ajudaram, em 2015 tivemos um um grande apoio do ex-secretario de esporte Pedro Silva graça a ele foi possível visitarmos mais de 26 cidade do interior da Bahia,e Divonete Santana Ex-secretaria que  nos proporcionou o transporte para deslocamentos , porque o apoio sempre foi a base do crescimento da equipe.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Você tem apoio de alguns patrocinadores do setor privado?

Resposta: Sim, no ano de 2018, tivemos pequenas empresas que chegaram firme para nos apoiar, como Mateus Higienização, e também Junina Risca Faca que nos ajudou com o cenário do tema DAN’S, este ano de 2019 estamos agora para correr mais ainda atrás de apoio de empresas e contamos com a valiosa valorização para concluirmos os temas. COM FÉ EM DEUS… Sempre tivemos pessoas públicas que estiveram nos ajudando em nossas Caminhadas aos quais agradeço muito. Hoje estamos ensaiando em um espaço que para nós vale muito a pena pois é alí que determinamos e produzimos os espetáculos, e só temos a agradecer a Jeovan Viera presidente da Câmara de Vereadores de Inhambupe e todos que ali trabalham.

 Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Na história política de Inhambupe, percebemos que o município perdeu oportunidades de avançar em um caminho de resgate da nossa Cultura como um todo, nas gestões passadas e a atual que até agora não disse a que veio na área da cultura, essa situação você atribui por falta de uma representação compromissada na pasta, com uma visão de futuro, que venha buscar projetos nos governos Estadual e Federal e outros segmentos  para fazer nossa cultura brilhar. O que você tem a dizer sobre isso?

Resposta: A cultura de Inhambupe precisa de bons olhos, até porque existem sim vários segmentos que precisam ser resgatados e outros que precisam ser valorizados, mas, é óbvio que sem recurso não vai adiantar nada, porém, conheço amigos que fazem trabalhos cooperativos que consegue transformar suas cidades em ambientes culturais, em Inhambupe o maior problema é a falta de força de vontade e compromisso. Quem nasce pra ser da cultura realmente é da CULTURA! 


Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Você tem se destacado no município contribuindo como pode para nossa cultura, onde tem conseguido um número relevante de seguidores nas redes sociais, ao mesmo tempo tem uma atuação firme na cobrança de dias melhores para os jovens inhambupenses. Você disputou a eleição em 2016. É possível que em 2020 seu nome seja lançado a candidatura de Vereador?

Resposta:  É uma das questões que ainda não tenho em pensamento, realmente participei em 2016 com um dos objetivo de resgatar a cultural, mas, não foi daquela vez.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Você é filiado a algum partido político?

Resposta: Sim, ao PP, mas farei minha desfiação do PARTIDO.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Como você avalia a participação da juventude na política de Inhambupe para 2020?

Resposta:  Muito maior, 2020 será o ano dos JOVENS, cada vez mais sinto que estão despertando e atentos para avaliar os candidatos e o rumo que Inhambupe pode ter.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Você também tem uma atuação na defesa da causa LGBT aqui no município, qual a mensagem que você deixa para os seguidores e simpatizantes?

Resposta: Infelizmente ainda existe uma bandeira um pouco desunida, tudo que pretendia aqui era regularizar a causa, só que não deu certo. Parada Gay não é apenas movimento de rua, é diálogo e debate sobre o tema e isso não existe. Me afastei um pouco desta luta, porém, sempre respeitando àqueles que estão fazendo as questões que são vistas na cidade. Continuo militante porque hoje sou assumido, e me mantenho sempre em postura para com minha personalidade dentro de Inhambupe.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Qual a sua avaliação do governo Bolsonaro, você acredita que o mesmo vai atender as políticas cultural e LGBT no Brasil?

Resposta: Sobre esse quesito não temos o que avaliar, pois a gestão do Presidente estar no início, o  que podemos fazer é observar e ficar de olho atentos às atuações, principalmente, em quem estar na pasta do direitos humanos e cultural.

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Qual a sua mensagem para os jovens  de Inhambupe ?

Resposta: Espero que a JUVENTUDE VALORIZE AINDA MAIS A ARTE QUE AQUI ESTÁ SENDO SEMPRE SEGUIDA, sabemos que de fato é difícil a caminhada mas com a árdua batalha iremos sempre mostrar que existem JOVENS que tem força de vontade de mostrar a esta terra amada que o caminho do bem existe e nós somos capazes de alcançá-lo e que possamos sempre estar unidos para uma CIDADE MELHOR. Vamos em frente!

Por favor, sinta-se a vontade para suas Considerações Finais:
Desde já quero agradecer a você leitor que sempre me acompanha, agradecer a você Jivanildo Bina e seu blog maravilhoso por estar nos dando essa oportunidade ao mesmo tempo que desejo que sejas sempre vitorioso e alcance seus objetivos com muito sucesso. Que todos que sempre acreditaram na minha força de vontade em guiar jovens e fazer com que nossa cidade seja vista em todo o canto da Bahia e do Brasil continuem acreditando e cada vez mais. Sei que a  caminhada está sendo difícil mais nem por isso devemos desistir, sempre procuro estar firme com Deus para que Ele guie meus passos. Enfim, meu muito obrigado do fundo do coração, DEUS ABENÇOE TODOS VOCÊS. AMÉM!

Por: Jivanildo Bina

Fotos:JB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: