“Magoado”, João Avamileno anuncia desfiliação do PT em Santo André São paulo

Avamileno buscará espaço em outro partido de esquerda (Foto: Divulgação)

João Avamileno, ex-prefeito de Santo André, anunciou sua desfiliação do PT. O assunto foi divulgado primeiramente a um grupo de ex-chefes de Executivo da legenda no WhatsApp e confirmada pelo próprio político ao RD neste sábado (12). Descontente com um grupo dentro do Partido dos Trabalhadores, ex-líder do Paço andreense quer procurar outro partido e cogita uma futura candidatura em 2020.

Um dos fundadores do PT, Avamileno afirma que não há qualquer rusga com a legenda, mas sim com algumas pessoas que não quis citar. “Me senti desprestigiado por algumas pessoas e por isso achei melhor procurar outro espaço. Também não quero citar os motivos pelos quais estou saindo, pois ainda estou de cabeça quente. Vou esperar baixar a poeira para ver o que vai acontecer”, explicou.

Segundo fontes próximas ao ex-prefeito, a mágoa surgiu após não ser ouvido sobre o nome que será colocado pela legenda para a disputa do Paço, no próximo ano. A princípio João Avamileno apoiava Erick Eloi, porém as últimas movimentações da legenda culminaram por um apoio maciço pelo nome da vereadora Bete Siraque, algo que será anunciado oficialmente até o final do mês.

A princípio, a decisão de deixar o PT é individual, mas o político não descarta a possibilidade de que pessoas mais próximas como parentes e amigos possam tomar o rumo para outro partido no espectro da esquerda na cidade, mas considera que tal decisão só será tomada por este grupo nas próximas semanas.

Ainda não há um destino para João Avamileno para alguma legenda na cidade. Boa parte das opções já contam com seus futuros pré-candidatos. O PSOL consolida cada vez mais o nome de Bruno Daniel. No PSB, o pré-candidato é Ailton Lima. No PCdoB, a legenda caminha para apoiar Bete Siraque (PT), pois o ex-vereador e marido da vereadora, Vanderlei Siraque, não quer permitir que a legenda tenha candidato a prefeito que possa “atrapalhar” a legisladora. A última opção seria o PDT, porém o partido busca encaminhar o nome de Ivo Lima.

João Avamileno foi prefeito de Santo André entre os anos de 2002 e 2008. Em 2018, em entrevista ao RDtv, chegou a revelar sua aposentadoria, revertida internamente neste ano, pois parte dos petistas consideravam seu nome como “única opção” para a disputa de 2020. Meses depois, o ex-chefe do Executivo demonstrou apoio a Erick Eloi.

Fonte: RD-(Informações de Leandro Amaral)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: