O BLOG JIVANILDO BINA ENTREVISTA DR. MIGUEL

Blog Jivanildo Bina: Quem é Dr. Miguel?

Dr. Miguel: Sou Miguel Gonçalves Dias, popularmente conhecido como “Dr. Miguel”, nascido em Itamira, Bahia, Município de Aporá, casado, pai de cinco filhas, adotou a Cidade de Inhambupe como sua terra natal onde reside há mais de 50 anos; advogado criminalista, formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, Professor de História, formado pela Universidade Estadual da Bahia, Funcionário Público Estadual há 26 anos, concursado na área de Educação, Pós – Graduado em História e Geografia, lotado na Escola Estadual Ministro Oliveira Brito na Cidade de Olindina, Bahia.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, quais foram suas maiores influências que o fizeram a seguir a carreira política e jurídica?

Dr. Miguel: Quando eu ainda era criança, o meu pai sempre me falava que se tivesse estudado seria um advogado de defesa! Isso sempre me estimulou para estudar e realizar esse desejo dele e meu. Por outro lado eu sempre gostei de defender a classe mais carente da população muitas vezes injustiçada sem condições de constituir um advogado e isso me fez despertar a vontade de entrar na política exatamente para poder cuidar melhor daqueles que mais precisam é isso que sempre fiz e continuo fazendo até os dias atuais.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, você já foi vereador por dois mandatos, sendo o vereador melhor avaliado naquela legislatura por sua atuação como situação e oposição. Por favor, relatem quais foram suas conquistas mais significativas para esse município?

Dr. Miguel: Já fui Vereador e dentre tantos projetos que apresentei junto à Câmara alguns arquivados, nem se quer foram votados por se tratar de projetos de oposição, conquistei a aprovação e executamos a legalização dos  moto-taxistas, apresentamos o Projeto de Lei que regulamenta o Transporte Alternativo em Inhambupe, lutei e conquistei a obrigatoriedade das agências bancárias disponibilizarem banheiros e bebedouros públicos para os clientes, além das divisórias instaladas entre a sala de espera e os caixas- bancários, prevenindo assim os assaltos e saidinhas bancárias. Fui autor do Projeto que criou e instalou o Centro Industrial de Inhambupe na Cardosa, que infelizmente o Executivo Municipal não desenvolveu até o momento. Fui autor das indicações de pavimentação com asfalto das avenidas principais da cidade, executado pelo atual prefeito. Fui autor da indicação que cria a marcação de consultas médicas por telefone para idosos e portadores de necessidades especiais no Município de Inhambupe, que infelizmente tem sido ignorado até o presente momento, dentre tantas outras indicações e projetos que pretendo em breve lutar pela execução.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, como você ver a situação do nosso Inhambupe e a questão saúde, educação, geração de emprego, meio ambiente enfim, as necessidades básicas de todo e qualquer cidadão?

Dr. Miguel:  As questões relacionadas à Saúde, Educação, Emprego e Meio Ambiente, eu vejo com muita preocupação, uma vez que é visível a deficiência no atendimento médico municipal, as instalações do hospital são precárias, o quadro de funcionários é deficiente para o atendimento da demanda que a cada dia torna-se maior, falta até EPI, expondo não somente os profissionais, mas também os pacientes que necessitam de atendimento. Com a Pandemia Covid – 19, a preocupação tende a aumentar, por ser conhecedor das necessidades da nossa população, que precisa de mais esclarecimentos, orientações, as ações municipais adotadas até o momento não são suficientes para a prevenção que precisa ser colocada como prioridade. Nosso município ainda não dispõe de leito de UTI, algo indispensável para pacientes da Covid 19 em estado grave. Sem contar com a preocupação em relação à falta de testes para muitos pacientes que chegam com sintomas dessa enfermidade e são monitorados, porém não são submetidos a testes. Isso nos causa dúvidas em relação ao boletim epidemiológico fornecido pela Secretaria que informa a ausência de casos de Covid – 19 no nosso Município.

Quanto à Educação, a situação não é diferente, pois, como se não bastassem o fechamento de 23 Escolas Municipais na Zona Rural que prejudicou dezenas de alunos, ainda está ocorrendo a suspensão do ano letivo por conta da Covid – 19, que com certeza irá inviabilizar o calendário escolar de 2020.

No que se refere à geração de emprego o que vemos é a gestão municipal caminhando em direção contrária provocando uma enorme quantidade de demissões de funcionários deixando diversas famílias desempregadas, situação que precisa ser revista para minorar o sofrimento dessas famílias.

Quanto ao Meio Ambiente vemos também que a gestão municipal não desenvolveu nenhuma ação até o momento que venha proteger o nosso meio ambiente. As nossas lagoas estão desaparecendo, o Rio Inhambupe está agonizando e nada está sendo feito para salvá-lo. Vejo com muita preocupação a implantação de um lixão na região do Entroncamento de Sátiro Dias, onde há grandes mananciais de água potável, na localidade de Ribeiro, lagos, lagoas estão sendo infectadas. O Entroncamento de Sátiro Dias foi premiado por esta administração com um LIXÃO, moscas de toda espécie urubus além de outros insetos estão apavorando os moradores daquele Povoado.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel diante da Covid-19, fala-se muito na possibilidade de mudança da eleição para 2022, qual a sua avaliação sobre esse assunto?

Dr. Miguel: Quanto às Eleições de 2020, estas certamente deveriam ser adiadas. Da mesma forma que o Carnaval também deveria ter sido adiado, a população está sofrendo as conseqüências e pagando um preço alto pelo não adiamento do carnaval. Compreendo que neste momento é preciso analisar o que é melhor para a população e não para os políticos. Acredito que se essa Pandemia não for controlada imediatamente não haverá condições para a realização de eleições no período previsto.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, num período em que todo o país está atento e preocupado com a Covid – 19, como você avalia o trabalho da gestão para impedir o avanço do vírus na cidade?

Dr. Miguel: Apesar de estar se esforçando para realizar um bom serviço preventivo ao Covid- 19 e aparentemente estar conseguindo, pois no município de Inhambupe não tem registros confirmados de nenhum caso, é notório que a gestão poderia estar mais atenta em relação a aglomerações por toda cidade e em especial nas filas das agências bancárias, lotéricas e nas zonas rurais de Inhambupe, onde idosos, gestantes e crianças, por falta de informação ou por não acreditar na gravidade da situação que estamos passando continuam se expondo e arriscando a própria vida. Cabe a Secretaria Municipal de Saúde, ações de conscientização para nossa população. Neste momento a orientação é “Fique em casa” respeite o isolamento social.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel estamos passando por uma pandemia do novo coronavírus. O que você tem feito nesse momento de tantas incertezas e o que mudou na sua rotina?

Dr. Miguel: Como cidadão consciente das minhas ações tem procurado colaborar para contenção deste vírus letal, tenho buscado manter o isolamento e o distanciamento social, indicado pela OMS, permanecendo a maior parte do meu tempo em casa e quando preciso sair uso máscara e mantenho a distância prevista para assim garantir a minha segurança e segurança de todos.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, qual é sua avaliação da Gestão do Prefeito Nena no geral?

Dr. Miguel: Em meio a críticas e elogios a Gestão Pública Municipal tem cometido erros gravíssimos quando realiza um governo voltado apenas para a Cidade, esquecendo-se de olhar pelas Comunidades, pelos moradores da zona rural que também são cidadãos e cidadãs que também votam nas eleições, mais que se encontram em total abandono por esta administração. Por outro lado, o fechamento de 23 Escolas Municipais na zona rural deixa mais claro ainda o descaso pelo homem e pela mulher do campo. Isso me leva a avaliar a atual Gestão como Ruim. Poderia certamente ter uma melhor avaliação se tivesse distribuído as ações de melhorias para a Cidade e também para a zona rural do município.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, como você avalia a atuação da Câmara de Vereadores de Inhambupe?

Dr. Miguel: A Câmara de Inhambupe parece ter esquecido o seu papel institucional de fiscalizar prefere se comportar como uma extensão do Poder Executivo. Nos últimos meses aumentou a Taxa de Iluminação Pública, atitude perversa contra a população já massacrada com tanto sofrimento, deixou de aprovar projeto que visava suspender temporariamente a cobrança de taxas aos feirantes, aprovou empréstimo milionário de R$ 4.000 00,00 (quatro milhões de reais) para o Prefeito junto a Caixa Econômica Federal, aprovou doação de terreno para a Associação da Vice-Prefeita avaliado em mais de um milhão de reais em área nobre da Cidade, se omitiu diante da municipalização do Colégio Mário Costa Filho deixando mais de 500 alunos, além de Professores e funcionários totalmente abandonados.  Só não vi algo importante aprovado em favor da população. Desta forma eu prefiro não emitir opinião acerca da atuação da Câmara Municipal. Deixo que a própria população faça a sua avaliação e considerações.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, você está filiado ao partido (MDB) que tem como líder no município Ademar Simões, o senhor pretende disputar uma vaga na câmara de vereadores, qual a sua expectativa nesse partido?

 Dr. Miguel: Sim. Sou filiado ao MDB cujo líder é o Prefeiturável Ademar Simões de Azevedo. Pretendo concorrer a uma vaga na Câmara Legislativa Municipal coloco o meu nome à disposição da população para apreciação, se eleito for pretendo contribuir para melhorar a vida das pessoas, principalmente daqueles que mais precisam da administração pública. Creio que Ademar Simões terá a oportunidade de administrar este Município. Aliás, a população já deu oportunidade a tantas outras lideranças esta será a vez de Ademar Simões. Espero. Inhambupense, íntegro, trabalhador, competente, bom pai, bom filho, respeitador dos valores da família e acima de tudo apaixonado por Inhambupe.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, como você ver a conjuntura política de Inhambupe para o ano de 2020?

Dr. Miguel: A Conjuntura Política para Inhambupe em 2020 se apresenta da seguinte forma: Primeiro o desejo de mudança da população; Segundo a união de forças políticas que convergem em prol da candidatura de Ademar Simões; Terceiro, o abandono da gestão atual às Comunidades Rurais do Município e da zona rural como um todo. Tudo isso resultará na vitória inevitável de Ademar Simões nas próximas eleições.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, com sua experiência na vida comunitária e política e jurídica ao lado da população, em sua opinião qual o maior desafio para os próximos governantes do legislativo e do executivo em 2021?

 Dr. Miguel: Creio que o maior desafio para os próximos governantes será trazer de volta a confiança da população ao gestor municipal, reconduzir o Município de Inhambupe aos trilhos do desenvolvimento de onde não deveria jamais ter sido retirado, implantar políticas públicas voltadas para atender melhor a população mais carente, gerar empregos e melhorar a distribuição de renda.

Blog Jivanildo Bina: Dr. Miguel, qual a sua mensagem de esperança para a população inhambupense, nesse momento de enfrentamento de uma pandemia, e, por favor, sinta-se à vontade para suas Considerações Finais:

 Dr. Miguel: Eu quero agradecer a você  Jivanildo Bina, pela oportunidade de me pronunciar em seu Blog, parabenizar pelo trabalho comunicativo e democrático que presta à população e também dizer a toda a população de Inhambupe que é preciso união, porque juntos venceremos esta Pandemia e reconstruiremos Inhambupe tornando esta Cidade um lugar melhor para se viver. Podem contar comigo. Ajudem-me a ajudar vocês. Um abraço a todos.

Por:Jivanildobina.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Users online: